Dirceu propõe “transformar o Congresso Nacional” na eleição de 2026
O governo Lula se depara com uma situação desfavorável na Câmara e no Senado.

O ex-ministro José Dirceu (PT) argumentou, na segunda-feira 15, que é preciso alterar a composição do Congresso Nacional nas eleições de 2026. O governo Lula (PT) se depara com uma situação desfavorável no Legislativo, com uma base frágil na Câmara e no Senado.
A fala de Dirceu aconteceu na 12ª edição do evento Direitos Já!, no teatro Tuca, em São Paulo.
“Precisamos defender o presidente Lula, pois ele representa o Estado e o governo brasileiros, a democracia e a soberania”, declarou o petista. “E em 2026.”
Leia também:

Senado dos EUA aprova indicado de Trump para o Federal Reserve em meio a discussões sobre política monetária

Homem solicita ao STF que considere o caso do Nepal e solicite a liberdade de presos do 8 de Janeiro; Barroso rebate

Levantamento aponta igualdade entre sete postulantes à vaga de senador por Sergipe; consulte os resultados
José Dirceu tem possibilidade de concorrer à Câmara no próximo ano. A decisão do ministro Gilmar Mendes de admitir a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro e anular as condenações devolveu ao petista seus direitos políticos, ainda que o Ministério Público Federal tenha recorrido.
O presidente do Supremo Tribunal Federal concedeu a Dirceu, em 29 de outubro de 2024, os efeitos da decisão que apontou parcialidade de Moro nos processos envolvendo Lula. Paralelamente, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça arquivou duas ações da operação contra o ex-ministro no mesmo mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.