José Dirceu Celebra Decisão do STJ sobre Mensalão
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) comemorou na terça-feira (21.out.2025) a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que encerrou o processo por improbidade administrativa relacionado ao caso Mensalão. Este esquema de compra de votos no Congresso envolveu dirigentes do PT como principais acusados. Dirceu afirmou que “a justiça prevaleceu”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu perfil no X (ex-Twitter), Dirceu declarou que a Corte “reconheceu, enfim, o erro” do MPF (Ministério Público Federal). Ele expressou tranquilidade ao receber a notícia e afirmou: “Encerro mais esse ciclo acreditando que a verdade, cedo ou tarde, sempre vem à tona”.
Entenda o Caso
A 1ª Seção do STJ confirmou, por unanimidade, que José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares —todos ex-dirigentes do PT— e o ex-ministro Anderson Adauto devem ser excluídos da ação de improbidade administrativa relacionada ao Mensalão.
LEIA TAMBÉM!
A decisão, que também beneficia outros 11 réus, foi proferida em 2 de outubro, durante a análise de embargos de divergência em um recurso especial, e divulgada na segunda-feira (20.out). A Corte considerou que o MPF cometeu um “erro grosseiro” ao recorrer da decisão de 2009 que extinguiu o processo sem julgamento de mérito para os quatro réus e outros 11 corréus.
Na ocasião, a 1ª Instância argumentou que quem ocupava o cargo de ministro não poderia ser responsabilizado por improbidade, enquanto os demais já eram réus em ações semelhantes. O MPF recorreu contra essa decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE