Dilma defende a desdolarização nas transações do BRICS

Ela propõe uma ação que visa reduzir os riscos cambiais; defende o aumento do financiamento para combater as mudanças climáticas.

09/07/2025 18:19

1 min de leitura

Rio de Janeiro (RJ), 09/07/2025 – A presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff durante seminário A transição energética e a sustentabilidade do futuro, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 09/07/2025 – A presidenta do Novo Banco de ...

A presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o Banco dos Brics, Dilma Rousseff (PT), reiterou nesta 4ª feira (9.jul.2025) a defesa do emprego de moedas alternativas ao dólar nas transações entre os países membros do bloco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração ocorreu em evento sobre transição energética e sustentabilidade realizado na sede do BNDES, no Rio.

A ex-presidente da República considera essencial elevar o financiamento aos países do chamado Sul Global, destinados ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Leia também:

A utilização de moedas locais resulta em taxas de juros mais baixas e auxilia na redução de riscos cambiais, afirmou.

A presidente Dilma declarou que, no momento, aproximadamente um quarto da carteira do NDB é formada por moedas locais e que a meta é elevar essa proporção. Adicionalmente, informou que cerca de 40% dos recursos do banco estão sendo destinados a projetos com foco exclusivo em sustentabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.