Dificuldades na Contratação de Temporários para o Fim de Ano: Queda de 40% em Relação a 2024

Dificuldades na contratação de trabalhadores temporários para o fim de ano acendem alerta econômico. NRF prevê queda de até 40% nas contratações em 2025.

03/12/2025 15:49

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Dificuldades na Contratação de Trabalhadores Temporários para o Fim de Ano

Os trabalhadores estão enfrentando desafios para conseguir empregos temporários nesta temporada de fim de ano, o que acende um alerta para a economia. Tradicionalmente, os varejistas aumentam suas contratações nos últimos meses do ano para atender à demanda crescente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a Federação Nacional de Varejo (NRF) prevê uma queda significativa nas contratações em comparação a 2024.

Para 2025, a expectativa é que as lojas contratem entre 265.000 e 365.000 trabalhadores temporários, uma redução considerável em relação aos 442.000 do ano anterior, conforme pesquisa realizada. Essa diminuição pode chegar a 40%, surpreendendo, uma vez que as vendas antecipadas de fim de ano estão em alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas em Alta, Mas Menos Contratações

As vendas da Black Friday, por exemplo, tiveram um aumento superior a 4% em relação ao ano passado, enquanto as vendas da Cyber Monday subiram 7% em comparação a 2024, segundo a Adobe Analytics. Para a temporada de compras de fim de ano, a NRF projeta um crescimento nas vendas entre 3,7% e 4,2%, superando a marca de US$ 1 trilhão.

Entretanto, uma parte significativa desse aumento é impulsionada por preços mais altos, não por um maior volume de compras. A Salesforce observou que os preços da Black Friday subiram 7%, mas o volume de compras caiu 1%, resultando em um crescimento de 4% nas vendas.

Leia também:

Isso indica que os consumidores estão gastando mais, mas comprando menos, o que requer menos funcionários para atendê-los.

Confiança do Consumidor e Desemprego

O consumo representa mais de dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. Contudo, a confiança do consumidor está em níveis historicamente baixos e o desemprego está aumentando. Assim, a queda nas contratações sazonais ocorre em um momento delicado, aumentando as incertezas econômicas para o próximo ano.

Mark Mathews, economista-chefe da NRF, destacou que muitos varejistas estão adotando uma postura cautelosa em relação às contratações para as festas de fim de ano. Ele também observou que menos trabalhadores efetivos estão pedindo demissão, resultando em níveis de funcionários melhores do que em anos anteriores.

Abordagem Cautelosa dos Varejistas

Dados recentes do Departamento do Trabalho mostram um aumento de 70.000 trabalhadores no varejo em relação ao ano anterior, embora isso represente apenas 0,5%. Grandes varejistas, como Walmart e Target, estão optando por oferecer mais horas aos funcionários efetivos em vez de contratar temporários.

Ambas as redes afirmam que farão algumas contratações temporárias, mas não divulgaram metas específicas.

A empresa Challenger Gray and Christmas relatou que o nível de contratações temporárias está no ponto mais baixo desde a Grande Recessão de 2009, ainda inferior ao número de trabalhadores temporários contratados no final do primeiro ano da pandemia.

Andy Challenger, vice-presidente sênior da empresa, comentou sobre o esfriamento do mercado de trabalho nos últimos dois anos.

A Corrida por Vagas Temporárias

A baixa taxa de contratações está levando aqueles que costumam buscar trabalhos temporários a correr atrás das oportunidades disponíveis. O site Indeed.com informou um aumento de 50% nas buscas por vagas temporárias desde 2023. Cory Stahle, economista sênior do Indeed, destacou que o número de buscas por trabalho temporário disparou nos últimos dois anos.

Mathews também mencionou que, apesar da cautela inicial, alguns varejistas podem ter decidido, de última hora, aumentar suas contratações após um fim de semana da Black Friday relativamente forte. Ele concluiu que, embora os varejistas tenham sido conservadores, isso não significa que não possam se mobilizar para contratar conforme a necessidade.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.