Dias de calor intenso serão seguidos por um período de temperaturas mais baixas

As temperaturas permanecerão elevadas no final do inverno e no começo da primavera, contudo, uma nova onda de ar frio causará uma queda nos termômetros.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Previsão Climática: Nova Onda de Calor e Mudanças no Tempo

O Brasil enfrentará uma nova onda de calor nas últimas semanas do inverno. As temperaturas devem subir entre os dias 18 e 22 de setembro, com o início da primavera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posteriormente, o cenário se altera rapidamente, com a ocorrência de temperaturas baixas, notadamente a partir da terça-feira (23), sobretudo no Sudeste.

Em algumas áreas do Centro-Oeste, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C. O Climatempo aponta que as temperaturas devem subir em pelo menos 5°C acima da média histórica para o mês de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é que, a partir de quinta-feira (18), o tempo aqueça, resultando na sexta onda de calor do ano.

No Centro-Oeste, Campo Grande pode atingir 36°C com apenas 11% de umidade. Cuiabá registra a maior temperatura, 42°C, sob umidade de 9%. Goiânia atinge 40°C.

LEIA TAMBÉM!

No Sudeste, alguns estados podem atingir temperaturas de 40°C. É provável que as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte cheguem a registrar temperaturas acima de 30°C, próximos de seus recordes de calor.

Transformação Climática

Após o período de calor intenso, é prevista uma redução nas temperaturas nas regiões Sudeste. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro devem registrar essa mudança a partir da terça-feira (23).

De acordo com o Climatempo, apesar da onda de calor, ainda haverá ocorrência de chuvas em algumas áreas do Centro-Oeste e Sudeste, devido à influência do ar úmido proveniente do Norte do Brasil.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile