Comércios de pequeno porte, como minimercados, mercadinhos, mercearias e armazéns, estão se expandindo no país. No primeiro semestre deste ano, foram registrados mais de 29 mil novos CNPJs no setor, conforme levantamento do Sebrae com base nos dados da Receita Federal. O volume corresponde a 162 aberturas diárias ou aproximadamente sete por hora.
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Em relação ao mesmo período de 2024, que registrou a abertura de 27,1 mil empresas, o crescimento foi de 8,5%. O estudo também revela que a maioria desses empreendimentos, sete em cada dez, são registrados como Microempreendedores Individuais (MEI).
O papel desempenha um papel crucial na economia, abrangendo desde a produção e distribuição de bens e serviços até a comunicação e o armazenamento de informações.
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Sua importância se estende a diversos setores,
O crescimento do número de pequenos comércios está associado à criação de empregos e à elevação da renda. De acordo com o Sebrae, micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 60% das contratações no país.
Para Jane Blandina da Costa, analista de Competitividade da instituição, os negócios de bairro fortalecem a economia local. “Demonstra que os brasileiros estão aproveitando esse cenário econômico e o nível de emprego para empreender. Esses estabelecimentos geram renda complementar para as famílias e aproximam o consumidor de soluções rápidas e acessíveis”, explica.
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Ideias para quem inicia um negócio.
Para quem deseja investir neste ramo ou já administra uma mercearia, algumas orientações podem auxiliar na manutenção do faturamento em expansão.
A separação entre contas pessoais e empresariais é o primeiro passo. Monitorar de perto as entradas e saídas ajuda a evitar desequilíbrios financeiros.
A compreensão dos hábitos de consumo locais e a adaptação do portfólio de produtos elevam as chances de fidelização. “Compreender preferências e ouvir sugestões faz a diferença”, afirma Jane Blandina.
A digitalização, por meio de ferramentas como grupos de WhatsApp, redes sociais e aplicativos de entrega, expande as vendas e fortalece o relacionamento com os clientes. Pequenas ações digitais auxiliam o comércio a permanecer competitivo.
Fonte por: Carta Capital