Diálogos Antirracistas: Debate com Cida Bento e Joel Zito aborda questões de branqueamento e oportunidades no mercado de trabalho de SP
O evento ocorre até quinta-feira (18), no Sesc Vila Mariana, reunindo educadores, empresas, artistas e especialistas.
O Sesc Vila Mariana, em São Paulo, promove, nos dias 17 e 18 de abril, a quarta edição dos Diálogos Antirracistas, que comemora os 35 anos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). A organização, referência nacional na promoção da igualdade racial, de gênero e na defesa da democracia, oferece mesas de debate, oficinas e apresentações culturais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento apresentará nomes importantes como Cida Bento, cofundadora do Ceert e autora do livro Pacto da Branquitude, e o cineasta Joel Zito Araújo, referência na análise da representação da população negra na mídia brasileira. Além disso, haverá apresentações culturais com o grupo Samba de Dandara e o cantor Nobre.
Discutir o diálogo antirracista, iniciado em 2018, é fundamental para considerarmos a interação com educadores e empresas. Haverá diversas mesas de debate neste momento, no Sesc Vila Mariana, para refletir sobre avanços e desafios no mercado de trabalho, questões relevantes sobre o movimento negro como movimento educador, afirma Mário Rogério, diretor de Dados e Diagnósticos do Ceert, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rogério ressalta que a remuneração média de mulheres negras, no valor de R$ 2.864,39, é 47,5% inferior à dos homens não negros, cuja remuneração média é de R$ 4.745,53. “Observamos tanta desigualdade nesse mercado de trabalho que iniciamos a análise a fundo, buscando compreender os motivos dessa situação, a fim de promover sua transformação”, afirma.
Ele enfatiza que a crise climática afeta de maneira desproporcional a população negra. “Quando falamos sobre clima, precisamos lembrar que quem está nos territórios mais vulneráveis é majoritariamente a população negra”, afirma.
Leia também:
Cinema Brasileiro: Reflexões sobre Identidade e Memória na Obra de Kleber Mendonça Filho
PEC da Segurança Pública: Proposta do Governo Federal Revoluciona Combate ao Crime no Brasil
Defensor Público Eduardo Newton critica operação policial no Rio que resultou em 121 mortes
Ele afirma que os 35 anos da organização ressaltam a relevância de focar em quatro eixos: educação, mercado de trabalho, justiça racial e juventude. “O Ceert promoverá esse debate considerando essas instituições, essas grandes áreas. Traremos nossos progressos, pensando no passado para compreendermos por que nos encontramos como estamos atualmente e também refletindo sobre o futuro através do presente”, antecipa.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site dialogos.ceert.org.br . “Participem, serão muito bem-vindos e será um debate, um diálogo muito agradável. Vamos conversar e pensar em um país melhor para todos nós, onde possamos incluir a todos e todas em pé de igualdade”, convida o diretor.
Serviço
- 4º Diálogos Antirracistas
 - Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – São Paulo/SP)
 - 17 e 18 de abril
 - Realização de shows de encerramento diariamente, das 15h às 20h.
 - Atrações culturais: Samba de Dandara (17/09) e cantor Nobre (18/09)
 - Inscrições sem custo.
 
Para audir e visualizar
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












