Diálogos Antirracistas: Debate com Cida Bento e Joel Zito aborda questões de branqueamento e oportunidades no mercado de trabalho de SP

O evento ocorre até quinta-feira (18), no Sesc Vila Mariana, reunindo educadores, empresas, artistas e especialistas.

17/09/2025 11:46

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Sesc Vila Mariana, em São Paulo, promove, nos dias 17 e 18 de abril, a quarta edição dos Diálogos Antirracistas, que comemora os 35 anos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). A organização, referência nacional na promoção da igualdade racial, de gênero e na defesa da democracia, oferece mesas de debate, oficinas e apresentações culturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento apresentará nomes importantes como Cida Bento, cofundadora do Ceert e autora do livro Pacto da Branquitude, e o cineasta Joel Zito Araújo, referência na análise da representação da população negra na mídia brasileira. Além disso, haverá apresentações culturais com o grupo Samba de Dandara e o cantor Nobre.

Discutir o diálogo antirracista, iniciado em 2018, é fundamental para considerarmos a interação com educadores e empresas. Haverá diversas mesas de debate neste momento, no Sesc Vila Mariana, para refletir sobre avanços e desafios no mercado de trabalho, questões relevantes sobre o movimento negro como movimento educador, afirma Mário Rogério, diretor de Dados e Diagnósticos do Ceert, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rogério ressalta que a remuneração média de mulheres negras, no valor de R$ 2.864,39, é 47,5% inferior à dos homens não negros, cuja remuneração média é de R$ 4.745,53. “Observamos tanta desigualdade nesse mercado de trabalho que iniciamos a análise a fundo, buscando compreender os motivos dessa situação, a fim de promover sua transformação”, afirma.

Ele enfatiza que a crise climática afeta de maneira desproporcional a população negra. “Quando falamos sobre clima, precisamos lembrar que quem está nos territórios mais vulneráveis é majoritariamente a população negra”, afirma.

Leia também:

Ele afirma que os 35 anos da organização ressaltam a relevância de focar em quatro eixos: educação, mercado de trabalho, justiça racial e juventude. “O Ceert promoverá esse debate considerando essas instituições, essas grandes áreas. Traremos nossos progressos, pensando no passado para compreendermos por que nos encontramos como estamos atualmente e também refletindo sobre o futuro através do presente”, antecipa.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site dialogos.ceert.org.br . “Participem, serão muito bem-vindos e será um debate, um diálogo muito agradável. Vamos conversar e pensar em um país melhor para todos nós, onde possamos incluir a todos e todas em pé de igualdade”, convida o diretor.

Serviço

  • Diálogos Antirracistas
  • Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – São Paulo/SP)
  • 17 e 18 de abril
  • Realização de shows de encerramento diariamente, das 15h às 20h.
  • Atrações culturais: Samba de Dandara (17/09) e cantor Nobre (18/09)
  • Inscrições sem custo.

Para audir e visualizar

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.