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Dia Mundial do Meio Ambiente: descubra empresas com ações sustentáveis

Celebra-se nesta quinta-feira (5) para enfatizar a relevância de decisões responsáveis e que garantam a conservação dos recursos naturais.

Por: Ana Carolina Braga

05/06/2025 15:59

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A data comemorada nesta quinta-feira (5) marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, ressaltando o alerta e a relevância de decisões mais conscientes, que protejam os recursos naturais, historicamente vistos como ilimitados.

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Considerando o intenso avanço da crise climática, intensificado pelo desmatamento excessivo, torna-se imprescindível refletir sobre o impacto de todas as atividades humanas, incluindo o setor da moda.

A CNN selecionou, abaixo, seis marcas, incluindo brasileiras, que adotam práticas sustentáveis em suas produções, sejam elas feitas a partir de fibras naturais, com tingimentos orgânicos ou através de processos artesanais.

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Estabelecida em 1979, a Damyller é uma marca brasileira de jeans 100% nacional que combina estilo com inovação, qualidade e práticas sustentáveis desde sua fundação. Com foco na produção consciente, foi pioneira ao lançar, em 2018, a linha ECODAMYLLER, com o processo de lavagem das peças utilizando apenas 200ml de água.

Desde então, a marca tem expandido seus investimentos em tecnologia limpa. Em colaboração com a espanhola JEANOLOGIA, introduziu ao país a máquina G2 ATMOS, que possibilita que 80% da produção e lavanderia sejam realizadas com o uso do ar, diminuindo em 96% o consumo de água e em 85% os produtos químicos.

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A Damyller implementa também outras ações responsáveis, incluindo o emprego de tecnologias, descarte adequado de resíduos, serigrafia natural, reciclagem e utilização de matérias-primas de maneira inteligente. Ações que evitam o consumo de mais de 6,6 milhões de litros de água e reduzem o uso de 10 toneladas de produtos químicos na produção de jeans.

A marca, batizada com o nome das irmãs Bianca e Fernanda Inglesis, tornou-se referência em moda autoral brasileira, combinando sofisticação, propósito e responsabilidade socioambiental em toda a sua cadeia produtiva.

Desde a sua criação, a Inglesis se apoiou em uma política de zero, como ausência de investimento, estoque e publicidade, por exemplo.

Originária da região amazônica, a borracha é uma das principais matérias-primas utilizadas pela empresa. Já o algodão orgânico entra em cena durante todo o processo de fabricação, livre de fertilizantes ou pesticidas. O couro, com transparência química e zero desmatamento, também são destacados pela empresa. Além disso, a VEJA desenvolveu um sistema de rastreamento que trace todo o ciclo da matéria-prima, da estância ao curtume, para garantir que nada venha de áreas desmatadas.

Em 2024, a Levi’s lançou a coleção WellThread, que combinava sustentabilidade e inovação, alinhadas com o já conhecido DNA da marca. O lançamento manteve o propósito de minimizar os efeitos químicos, energéticos e hídricos da produção de vestuário, utilizando algodão de transição e corantes de base vegetal, gerando o menor impacto ambiental possível.

A linha também reinventou o denim tradicional, introduzindo soluções como o denim rígido suave, que é um processo de seis etapas para garantir o máximo conforto e maciez.

Fonte por: CNN Brasil

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Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

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