Dia dos Pais: as razões para a data ser celebrada em agosto no Brasil
Especialistas afirmam à CNN que a definição de data exerce influência em aspectos culturais, religiosos e estratégicos.

O Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto no Brasil. A data coincide com a contraposição de pelo menos 70 países, incluindo os Estados Unidos, Argentina, Reino Unido e China, que a comemoram no terceiro domingo de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1953, o então presidente Getúlio Vargas instituiu o segundo domingo de agosto como data para celebrar os pais, em homenagem aos chefes de família.
A intenção era celebrar a figura paterna e fortalecer a família como instituição essencial na sociedade, com o pai representando a base desse modelo, afirmou Silvia Soler, professora de história da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), à CNN.
Leia também:

Rick Ross exibe piscina de luxo de 1 milhão de litros em residência: “Oceano”

Em SP, exposição converte a dor da endometriose em arte

A questão da adultização precoce: o que significa e os motivos da controvérsia
A iniciativa foi do publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo na época. “Ele se inspirou no Dia das Mães, que já era um evento consolidado no calendário comercial, para propor uma comemoração semelhante em homenagem aos pais”, declarou Jane Marques, professora de comunicação e marketing da USP (Universidade de São Paulo), à CNN.
Jane também declarou que a celebração acontece no segundo domingo de agosto por “razões históricas, culturais e estratégicas”. Inicialmente, a intenção era comemorar o Dia dos Pais em 16 de agosto para aderir ao calendário cristão e homenagear São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A relação com a religião católica se explica pela predominância de católicos na época, apontou ela. O dia dedicado ao santo alterou para 26 de julho, no entanto, o mês de agosto (oitavo no ano) já estava difundido entre os comerciantes que visavam aumentar suas vendas em um mês sem feriados nacionais e sem datas comemorativas.
Assim, o Brasil comemora o Dia dos Pais em agosto por motivos cristãos, mas também porque o mês seria um período estratégico, sem feriados próximos, para impulsionar o comércio local.
Essa estratégia demonstra como o marketing e a comunicação podem impactar tradições, estabelecendo datas que se consolidam na cultura popular, concluiu Jane.
Mães e pais teme que seu próprio ressentimento possa afetar os filhos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)