Detran Alerta para Motoristas Sobre Cobranças Fraudulentas
O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta importante para os motoristas brasileiros em 2026. A preocupação se deve ao aumento de golpes envolvendo a aplicação oficial da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas pelo portal G1, criminosos estão utilizando a falsa identidade do aplicativo CNH para realizar cobranças indevidas. Essas cobranças, que incluem taxas inexistentes como a Taxa de Expedição de Documento (TED), Taxa de Serviços Administrativos (TSA) e a Taxa de Processamento Eletrônico (TPE), visam enganar os motoristas e causar prejuízos financeiros.
Os golpistas simulam notificações sobre a geração do número do RENACH, alegando que a liberação do pagamento das taxas é necessária. A fraude se aproveita da aparência oficial do governo federal, tornando-se cada vez mais difícil de ser identificada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se proteger, o Detran-MS recomenda sempre utilizar os canais oficiais do governo para realizar qualquer procedimento relacionado à CNH. Verifique sempre o endereço do site ou aplicativo, que deve terminar com “gov.br”. Desconfie de links enviados por números desconhecidos e nunca forneça seus dados pessoais por telefone ou internet, a menos que você tenha certeza da legitimidade da solicitação.
Ao realizar qualquer pagamento ou procedimento, confira atentamente os detalhes da cobrança e desconfie de solicitações urgentes ou que pareçam suspeitas. A atenção e a cautela são as melhores armas contra esses golpes.
