Desfile das Escolas de Samba no Rio de Janeiro
Três escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro se apresentam na Marquês de Sapucaí neste sábado (31). As agremiações são: Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Portela. A entrada é gratuita, mas é necessário apresentar o ingresso digital retirado previamente no aplicativo do Rio Carnaval.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para aqueles que não conseguiram o ingresso, haverá a possibilidade de acompanhar o desfile sem cadastro, respeitando a lotação de cada setor das arquibancadas e frisas. Durante a noite, o público poderá conferir as produções das escolas para o carnaval oficial, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Enredos das Escolas de Samba
A Unidos de Vila Isabel traz o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, em homenagem a figuras importantes, com a autoria dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, além do enredista Vinicius Natal. Essa será a estreia da dupla na escola, após passagem pela Grande Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Acadêmicos do Salgueiro busca encerrar um jejum de 17 anos sem vitórias, após somar apenas 269,2 pontos no último desfile, ficando fora do Desfile das Campeãs. O Paraíso do Tuiuti apresentará o enredo “Lonã Ifá Lukumí”, que aborda a religião Ifá, misturando sons brasileiros e caribenhos.
Por fim, a Portela, conhecida como a Majestade do Samba, traz “O Mistério do Príncipe de Bará – A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. Este enredo homenageia o Príncipe Custódio, uma figura histórica e espiritual do início do século 20, ressaltando a força da ancestralidade negra e a cultura afro-gaúcha.
LEIA TAMBÉM!
Programação de Ensaios Técnicos
- 18h: Escolas de samba mirins – abertura
- 20h: Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Salgueiro
- Paraíso do Tuiuti
- Portela
