Descubra Ronnie Coleman, figura emblemática do fisioculturismo, hospitalizado em condição grave

Um ex-atleta está internado para tratamento de uma infecção na corrente sanguínea.

01/07/2025 13:37

4 min de leitura

Descubra Ronnie Coleman, figura emblemática do fisioculturismo, hospitalizado em condição grave
(Imagem de reprodução da internet).

O norte-americano Ronnie Coleman, de 61 anos e uma das maiores figuras da história do fisiculturismo, está internado nos Estados Unidos para tratamento de uma infecção na corrente sanguínea desde o último domingo (29). De acordo com um comunicado da família, a situação é delicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ronnie Coleman é um dos maiores nomes da história do fisiculturismo, além de ter sido policial em Arlington, Texas, por 11 anos. Ele começou a competir aos 24 anos, em 1990, em campeonatos amadores.

Formado em Ciências Contábeis pela Grambling State University, iniciou sua trajetória em competições profissionais em 1992, conquistando seu primeiro título três anos depois, em 1995, aos 29 anos de idade.

Leia também:

(Resposta em branco)

A estreia no Mr. Olympia ocorreu em 1997, com a nona colocação. No ano seguinte, dominou a categoria até ser superado em 2006 por Jay Cutler. Em 2007, ficou em quarto lugar e optou por se aposentar dos palcos. Ao longo de sua trajetória, recebeu o apelido de “The King”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ronnie conquistou o título de Mr. Olympia na categoria Open, a mais tradicional do campeonato, de 1998 a 2005, por oito anos seguidos, um feito que antes era exclusivo do norte-americano Lee Haney nessa mesma categoria.

Coleman também é o profissional com mais vitórias na IBFB, totalizando 26, e revolucionou os padrões da categoria. Ele também ficou conhecido pelo lema: “Yeah buddy! Lightweight, baby”, que significa “Sim, mano! Peso leve, bebê”.

Questões relacionadas à saúde.

Coleman enfrentou sérios problemas na coluna durante toda a sua carreira, o que resultou em várias hérnias de disco. As lesões o levaram a sentir dores crônicas e a precisar de diversas cirurgias.

O norte-americano deslocou uma hérnia pela primeira vez em 1996, durante uma sessão de agachamentos. A partir daí, iniciou uma série de problemas, mas só passou a tratar realmente após a aposentadoria.

Desde 2007, ele já realizou pelo menos 13 cirurgias nas costas, quadris e pernas, incluindo fusão de vértebras, mas alguns danos não foram resolvidos.

As hérnias de disco provocaram compressão nervosa e, com o passar do tempo, prejudicaram a mobilidade do famoso fisiculturista mundial, impedindo-o de caminhar nos últimos anos.

No documentário “Ronnie Coleman: The King”, da Netflix, o ex-atleta relatou dores constantes: “Eu tenho dores há tanto tempo que agora eu já estou acostumado. Eu tomo remédios também. Ajudam um pouco”.

O norte-americano sempre esteve presente em competições e eventos de fisiculturismo, mas, recentemente, já atendeu os fãs em uma cadeira de rodas, já que as dores o impediam de andar.

Em 2020, ele afirmou que não voltaria a andar, mas, posteriormente, foi visto em pé ou caminhando, ainda que com dificuldades de locomoção.

Um dos diagnósticos que ele recebeu foi osteoartrite, uma condição que afeta a cartilagem e impede o movimento adequado das articulações. Além disso, ele apresentava um problema na coluna cervical, uma consequência dos treinos intensos e com altas cargas.

Há alguns anos, ele chegou a demonstrar entusiasmo com um dos tratamentos e revelou ter quase sofrido de depressão.

Eu estava próximo de uma depressão após as últimas cirurgias, agora estou em choque. Após algumas intervenções, você espera os mesmos resultados. Já estava meio que me acostumando com a situação de não poder andar, publicou no Instagram.

Internação.

Nesta terça-feira, a página da lenda do fisiculturismo publicou uma atualização sobre o estado de saúde do oitacampeão do Mr. Olympia na categoria Open. Segundo a nota, ele foi transferido para uma unidade médica especializada e permanece sob supervisão médica rigorosa e intensiva.

Apesar de sua condição de saúde ainda ser complexa, há sinais encorajadores de progresso, e sua equipe médica está trabalhando incansavelmente para apoiar sua recuperação. Nesta fase, avaliações e tratamentos importantes estão em andamento, e Ronnie continua lutando com a força e a resiliência que o caracterizam, diz o post.

Relatório detalhado sobre a condição de saúde atual de Ronnie Coleman.

Ronnie foi transferido para uma unidade médica especializada para receber o melhor tratamento possível. Ele está atualmente sendo tratado por uma infecção na corrente sanguínea e permanece sob supervisão médica rigorosa e intensiva.

Apesar de seu estado de saúde ainda ser complexo, há sinais encorajadores de progresso, e sua equipe médica está trabalhando incansavelmente para apoiar sua recuperação. Nesta fase, avaliações e tratamentos importantes estão em andamento, e Ronnie continua lutando com a força e a resiliência que o caracterizam.

Agradecemos muito o apoio e a gentileza demonstrados por fãs, amigos e toda a comunidade. Por favor, continuem lembrando Ronnie em seus pensamentos e orações. As atualizações serão compartilhadas assim que estiverem disponíveis pelos canais oficiais.

Cbum: descubra a altura, o peso e a idade do adversário de Ramon Dino no Mr. Olympia.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.