Descubra os motivos que levaram à instituição da Copa do Brasil em 1989
O campeonato nacional em sistema de eliminação apareceu várias décadas depois dos torneios estaduais.

A Copa do Brasil é realizada desde 1989. A competição nacional, que atualmente se encontra entre as mais importantes do calendário, surgiu quando o futebol brasileiro já possuía torneios estaduais estabelecidos e um campeonato nacional com 18 anos de história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O surgimento tardio se opõe ao que já ocorria em outros países. A FA Cup, da Inglaterra, foi criada em 1871. A Copa do Rei, na Espanha, iniciou-se em 1903. O Campeonato da Itália teve sua primeira edição em 1922.
Antes da criação da Copa do Brasil, o país já havia experimentado formatos semelhantes. A Taça Brasil, organizada pela CBD a partir de 1959, foi o primeiro campeonato nacional entre clubes campeões estaduais.
Leia também:

O Corinthians vence o Palmeiras e assume a liderança na Copa do Brasil

Goleiro do CRB se destaca, impede a investida do Cruzeiro e conquista nota máxima

Corinthians sofre pênalti em clássico contra Palmeiras pela Copa do Brasil
A iniciativa surgiu após a criação da Copa Libertadores. A Conmebol exigia um representante brasileiro, o que levou João Havelange, então presidente da CBD, a organizar um torneio de abrangência nacional.
A Taça Brasil permaneceu em uso até 1968, sendo substituída pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que por sua vez cedeu espaço ao Campeonato Brasileiro vigente, estabelecido em 1971.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criado em 1989
Apesar do desenvolvimento do futebol no país, o Brasil ainda não possuía um campeonato nacional eliminatório em fase de grupos. Essa mudança ocorreu com a posse de Ricardo Teixeira na presidência da CBF, em 1989.
Uma das propostas de Teixeira era a instituição de um novo campeonato que contasse com a participação de clubes de diversos estados. O projeto também aumentaria a influência política da entidade junto às federações locais.
O vencedor do novo campeonato nacional asseguraria classificação para a Libertadores no ano seguinte. Contudo, a competição demorou a atrair a atenção do público. Na primeira partida da final de 1990, entre Flamengo e Goiás, apenas 2.437 torcedores compareceram ao estádio.
De 2001 a 2012, os clubes que participavam da Libertadores não competiam na Copa do Brasil. O retorno desses clubes, juntamente com o aumento das premiações, elevou a importância do torneio.
Atualmente, o campeão pode obter mais de 101 milhões de reais.
A edição corrente é a 37ª. Com 92 clubes, a competição possui representantes das 27 federações estaduais e pelo menos dois clubes de cada estado.
Copa do Brasil: quais são e quantos títulos possuem os campeões do torneio
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)