Diante de uma onda de calor extremo em Paris, com temperaturas elevadíssimas que levaram ao fechamento do cume da Torre Eiffel na semana passada, estilistas se preparavam para a Semana de Alta-Costura de Paris, que ocorrerá de 7 a 10 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As peças da Alta-Costura são feitas à mão, com bordados manuais e acabamento impecável por uma equipe de artesãos, incluindo costureiras, alfaiates, modelistas e outros profissionais da indústria têxtil, em seus ateliês. O que é produzido, muitas vezes demandando centenas de horas de trabalho, é vendido a clientes de alto poder aquisitivo – celebridades, membros da realeza ou aristocracia, e indivíduos ricos.
Na mensagem enviada à CNN, Pascal Morand, presidente executivo da Federação de Haute Couture e de la Mode (órgão regulador da moda francesa), destacou a “criatividade incomparável, diversidade e savoir-faire” da semana, onde “habilidades artesanais e ateliês ocupam um lugar central”.
LEIA TAMBÉM!
Nesta temporada, a programação compacta apresenta diversos momentos marcantes. Schiaparelli, a renomada grife de alta-costura liderada pelo estilista americano Daniel Roseberry, começou a semana com uma nova coleção que deverá ser amplamente vista nos eventos de premiação e nos tapetes vermelhos, como aconteceu quando Lauren Bezos Sanchez utilizou um de seus designs para seu casamento polêmico em Veneza no mês passado.
Dua Lipa, Karol G e Cardi B na primeira fila da Schiaparelli Alta-Costura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Central Dua Lipa (@dualipacentral_) 7 de julho de 2025
Giorgio Armani, Iris Van Herpen, Elie Saab e Chanel – esta última cuja coleção ainda será desenhada internamente, já que o novo estilista Matthieu Blazy assumirá o comando em outubro – permanecem no programa como pilares confiáveis da Semana de Alta-Costura, enquanto Robert Wun (o primeiro estilista nascido em Hong Kong a integrar o calendário em 2023) retornará mais uma vez.
Na quarta-feira à tarde, Demna apresentará sua despedida da Balenciaga, marca que ele liderou por uma década (sua retrospectiva em Paris na sede da Kering incluiu uma cópia ampliada do e-mail de rejeição que Demna recebeu da marca após se candidatar a um estágio em 2007).
Posteriormente, o designer belga Glenn Martens – o nome por trás da renovação das marcas Diesel e Y-Project – fará sua primeira apresentação pela Maison Margiela. Martens terá altas expectativas, considerando que o último desfile de alta-costura da casa, em janeiro de 2024, sob a direção criativa de John Galliano, foi amplamente elogiado por críticos e público. A maquiagem de pele estilo boneca, criada por Pat McGrath, tão popular, inspirou o lançamento de uma linha de produtos para que os consumidores pudessem reproduzi-la.
Fora da programação oficial, o estilista Jonathan Anderson deve apresentar outra coleção para sua marca homônima JW Anderson. Ainda sob o impacto da estreia de Anderson na Dior durante os desfiles masculinos da semana passada, o polímata irlandês planeja revelar a nova direção de sua marca na Galerie Joseph, no Marais, na segunda-feira, através de uma apresentação. Enquanto ele se concentra na Dior — ele é supostamente o primeiro estilista desde o fundador da marca a desenhar tanto para homens quanto para mulheres —, Anderson disse à WWD que reduziria os desfiles da JW Anderson até “sentir que há algo a dizer dentro da minha própria marca”.
Descubra a grife de alta-costura mais procurada no Google.
Fonte por: CNN Brasil