Descubra 5 roteiros de viagens curtas, ideais para bate e volta, nas proximidades de Belo Horizonte
O Brasil de Fato MG elaborou uma lista de destinos para explorar a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com as férias de julho acontecendo, muitas pessoas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana procuram por passeios para realizar com a família e amigos nas áreas circundantes às cidades. Dentre as diversas opções, municípios, vilas e paisagens naturais de beleza impressionante do nosso estado, vários podem ser descobertos em poucas horas partindo da capital mineira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerando que diversos jovens e adolescentes estão em férias, mas a maioria dos pais e familiares continua trabalhando, o Brasil de Fato MG elaborou uma lista de roteiros, próximos de BH, para aproveitar o tempo livre. São destinos para viagens de bate e volta, que possibilitam ir e retornar no mesmo dia, sem gastos com hospedagem e com um custo de transporte reduzido.
Ouça e acompanhe o podcast do Brasil de Fato MG no Spotify.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns desses passeios podem ser feitos de ônibus. É possível, ainda, se planejar para passar um fim de semana e se hospedar na região, descobrindo o patrimônio histórico, cultural, paisagístico, arquitetônico e gastronômico de Minas.
Verifique a lista de destinos.
Leia também:
Cade aprova compra da Marcolin S.P.A. pelo VSP Optical Group sem restrições
Chainsaw Man: Cena Marcante Revelada em Novo Clipe do Filme
INSS antecipa pagamentos de novembro de aposentadoria para beneficiários!
Desmoronamento de barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.
Brumadinho, conhecida pela ocorrência constante de neblina, sobretudo pela manhã, está localizada a aproximadamente 55 km da capital mineira, com acesso pelas rodovias BR-381 e BR-040. Em sua vasta extensão, o município possui atrações turísticas em diversos distritos, incluindo: Brumadinho Sede, Casa Branca, Piedade do Paraopeba, Encosta da Serra da Moeda, Aranha e Melo Franco.
Para aqueles que apreciam a apreciação do patrimônio cultural e arquitetônico, é possível visitar a Casa de Cultura Carmita Passos, a Estação Ferroviária de Brumadinho ou o Inhotim, o maior museu ao ar livre da América Latina. Ressalta-se que a visita ao Inhotim requer a aquisição de ingressos, cujos valores variam entre 30 e 60 reais.
Para quem aprecia atividades na natureza: trilhas, mirantes, cachoeiras e nascentes são facilmente encontrados. Brumadinho abriga o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, a Serra da Moeda, o vilarejo de Casa Branca e o Conjunto Natural e Paisagístico da Serra da Calçada.
Serra do Cipó
A Serra do Cipó, localizada no distrito de Conceição do Mato Dentro, é um dos destinos naturais mais exuberantes do Brasil, situado no lado sul da cordilheira do Espinhaço e a apenas 90km de Belo Horizonte. A principal característica da região reside nas paisagens naturais deslumbrantes, consideradas “jardim do Brasil” devido à sua formação vegetal singular: os campos rupestres.
Para os apreciadores de esportes radicais, o Parque Nacional da Serra do Cipó oferece a prática de atividades como escalada, canoagem e trilhas. A região apresenta diversas cachoeiras pagas, localizadas próximas à vila, e é possível explorar muitas atrações sem custos, já que o parque abriga inúmeras atrações com entrada gratuita. Com trilhas de diferentes tamanhos (variando entre 6 e 25 km), o parque permite o acesso a cachoeiras, grutas e cânions, como o Canyon das Bandeirinhas e as cachoeiras Andorinha e Gavião.
Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui.
A região é também conhecida por abrigar a terceira maior cachoeira do Brasil, a Tabuleiro, situada no distrito de Tabuleiro, a 19 km do centro da cidade. O acesso é feito pela sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, por meio de uma trilha de 3 km de dificuldade média. O povoado de Lapinha da Serra também é reconhecido por sua paisagem notável, suas quedas d’água e sua gastronomia.
Sabará
Sabarã, uma das cidades mais antigas e relevantes do ciclo do ouro mineiro, encontra-se a 22 km do centro de Belo Horizonte e representa um destino ideal para visitas rápidas. É possível realizar este deslocamento utilizando ônibus que circulam na linha 4988. A cidade é reconhecida por seu centro histórico preservado, declarado como conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
É possível conhecer as Igrejas do Ô, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora do Carmo, Sã Francisco de Assis, assim como o Museu do Ouro e o Chafariz do Kakende. Os vilarejos da cidade também contam com áreas de natureza preservada, passeios históricos e circuitos gastronômicos reconhecidos, como Bairro Pompéu, Arraial Velho de Sant’ana e Distrito de Ravena (Arraial da Lapa).
Caetê
Localizada sob a Serra da Piedade, importante bem natural, paisagístico e turístico, onde se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Piedade – que abriga, em seu altar, uma escultura e retábulo de autoria atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho –, está a cidade de Caetés.
Localizada cerca de 60 km da capital, a cidade com menos de 40 mil habitantes representa um bom destino para quem deseja conhecer a história do estado. O município é reconhecido por ter sido palco da guerra dos embasados e, por conseguinte, berço do que se tornaria o estado de Minas Gerais.
É possível visitar a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, onde o Mestre Aleijadinho iniciou sua carreira, o Museu Regional e o Museu Casa João Pinheiro (Solar do Tinoco), do século XVIII. Para quem busca mais contato com a natureza, a cidade também oferece a Gruta do Eremita, a Pedra Branca e a Cachoeira de Santo Antônio.
Macacos
O distrito de Nova Lima, também chamado de São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos, possui uma trajetória que se inicia no século XVII, com a chegada da expedição de Fernão Dias Rebouças, em busca de minérios e gemas nas Minas Gerais. Atualmente, a região concentra-se no turismo, sendo um local propício para atividades de ecoturismo, quedas d’água e experiências de aventura.
Acompanhe o podcast Visões Populares e esteja informado sobre a política, cultura e lutas populares de Minas Gerais e do Brasil.
É possível desfrutar ainda da gastronomia típica da região e caminhar pelo centro histórico preservado. O banho de cachoeira também é garantido, sendo possível conhecer as Cachoeiras da Ponte, dos Mendes, Marumbé, do Dante, Central e das Macacas. Por estar a apenas 20 km de Belo Horizonte, é possível fazer o trajeto até lá de carro ou moto, ou ainda pegar a linha de ônibus 3915, que liga o centro de Belo Horizonte a Macaé.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












