E-mails são frequentemente utilizados para aplicar fraudes e obter informações de usuários que não adotam as devidas precauções ao responder e clicar em links ou anexos. Conteúdos que se assemelham a comunicações oficiais, contendo links maliciosos e arquivos perigosos, podem ser empregados para roubar dados e instalar vírus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, reconhecer os sinais de alerta é fundamental para garantir a segurança online. A CNN elaborou orientações para que suas ações na internet sejam mais seguras; confira a lista abaixo.
Descubra 5 formas de reconhecer e-mails fraudulentos e se proteger contra ataques.
Observe os dados do remetente.
Verifique se o nome após o @ é da empresa, pois e-mails de golpes costumam usar termos não identificáveis, como “1234567@faturaematraso.com” ou “faturaematraso1@gmail.com”, ou ainda com alterações sutis, como “suporte@emmpresa.com”.
LEIA TAMBÉM!
Verifique os links antes de clicar.
Para confirmar o endereço do link, é suficiente posicionar o cursor sobre o texto e observar a URL localizada na parte inferior da tela. Evite clicar se o endereço não for reconhecido e de confiança.
Não compartilhe informações pessoais.
Empresas não solicitam informações confidenciais, como senhas, números de documentos ou dados de cartão, por e-mail. Caso o envio seja necessário, deve ser realizado no site ou na plataforma do serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preste atenção à formatação do e-mail.
Erros de gramática e mensagens com layout desorganizado podem indicar a falsidade das informações e alertar sobre possíveis golpes. Fraudes frequentemente apresentam erros evidentes ou frases confusas, o que demonstra que não são comunicações provenientes de empresas confiáveis.
Esteja atento a temas sensacionalistas.
Mensagens fraudulentas empregam argumentos convincentes para atrair a atenção do usuário, como indicar cobranças indevidas e contas pendentes, buscando persuadir o leitor a acessar links ou arquivos.
Além disso, questões como promoções e confirmação de compras são utilizadas para ludibriar os clientes.
Confira 5 dicas para tomar quando ser vítima de golpe na internet.
5 dicas para lidar com golpes na internet
Fonte por: CNN Brasil