Descoberto cemitério pré-hispânico sob rua em Peru

Um túmulo foi descoberto a apenas dois metros do portão principal de uma casa em Lima.

01/08/2025 11:38

1 min de leitura

Descoberto cemitério pré-hispânico sob rua em Peru
(Imagem de reprodução da internet).

Vestígios funerários apontando para um cemitério pré-hispânico de 1.000 anos foram encontrados no norte de Lima por operários que realizavam obras subterrâneas sob a capital peruana para a instalação de um gasoduto, informou um arqueólogo à Reuters na quinta-feira (31).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O túmulo foi descoberto em uma rua residencial, a apenas dois metros do portão principal de uma residência.

José Pablo Aliaga, arqueólogo da empresa Calidda de distribuição de gás, afirmou que os restos de um homem amarrados em panos funerários, acompanhados de cerâmicas, indicavam um complexo de sepultamento, após o achado de outro corpo nas proximidades no mês passado.

Leia também:

A análise dos vestígios aponta para um enterro da cultura Chancay, datado de cerca de 1.000 a 1.200 anos atrás, conforme afirmou Aliaga, em referência a uma civilização litorânea focada na pesca, reconhecida por seus tecidos e cerâmicas.

“Provavelmente estamos sobre um cemitério pré-hispânico, pois encontramos outro sepultamento virando a esquina daqui”, acrescentou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É comum que empresas que trabalham em Lima contratem arqueólogos devido ao grande número de sítios espalhados pela cidade.

Em dezembro passado, colaboradores da Calidda, sediados na mesma região de Puente Piedra, encontraram os restos de uma mulher mumificada, com os pesquisadores estimando sua idade superior a 900 anos.

A capital do Peru, com 10 milhões de habitantes, possui mais de 400 sítios arqueológicos distribuídos pela cidade. A própria Calidda já registrou mais de 2.200 descobertas arqueológicas nas últimas duas décadas, a maioria delas relacionada à cultura Chancay.

A América do Sul abriga centenas de sítios arqueológicos, como a cidadela Inca de Machu Picchu na região andina de Cusco, e as antigas Linhas de Nazca gravadas no deserto costeiro da região de Ica.

Na Bahia, foi descoberto o maior cemitério de escravizados da América Latina.

Descoberta na Peru, tumba de sacerdote de três mil anos.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)