A arqueóloga afirma que a mulher era da cultura Chancay, que povoou o território entre os anos 1000 e 1470 d.C.
A múmia de uma mulher, com cerca de mil anos, foi descoberta durante a instalação de gasodutos em Puente Piedra, Lima, conforme comunicado pela empresa de gás peruana Calidda na terça-feira (17).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As obras de instalação do gasoduto foram interrompidas após a descoberta, possibilitando que os especialistas ampliassem a área de escavação e recuperassem artefatos, comunicou a empresa.
Ela tinha aproximadamente 20 a 25 anos, pertencia à cultura Chancay, e estima-se que a múmia tenha entre 900 e mil anos, disse Jesus Bahamonde, arqueócontratado pela Calidda. O local do sepultamento continha vasos e restos de crustáceos, fornecendo informações sobre sua dieta.
Os Chancay constituíram uma civilização pré-hispânica que floresceu na costa central do Peru , próximo à atual cidade de Lima, entre aproximadamente 1000 e 1470 d.C.
Após o colapso da civilização Wari, eles apresentavam uma estrutura política centralizada e se envolviam em um comércio amplo, contudo, sua cultura entrou em declínio no final do século XV, com a expansão do Império Inca sobre seu território.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.