O presidente da Argentina, Javier Milei, conduziu uma reunião com a equipe governamental para analisar os efeitos da perda nas eleições para a província de Buenos Aires. O mercado apresentou uma reação negativa à vitória dos peronistas, e o peso registrou uma queda nesta segunda-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A oposição peronista obteve a vitória na disputa regional com uma margem de 13 pontos percentuais, conquistando seis das oito seções da província de Buenos Aires, que representa 40% do eleitorado do país.
Após a primeira reunião de gabinete, Milei passou o dia com o ministro da Economia, Luis Caputo, buscando minimizar os prejuízos na economia argentina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal índice da bolsa de valores do país registrou queda de 14%. O peso argentino desvalorizou-se em 3% em relação ao dólar.
Isto porque o mercado agora visualiza risco decorrente da agenda conduzida por Milei, que compreende um drástico corte nos gastos públicos, flutuação da taxa de câmbio e renegociação com os credores da dívida argentina.
LEIA TAMBÉM!
O Banco Central já estuda, inclusive, intervir na taxa de câmbio para limitar a desvalorização do peso, que atingiu o limite estabelecido pelo governo.
Ademais, o governo também enfrenta a repercussão do escândalo de corrupção envolvendo a secretária-geral da Presidência e irmã do presidente, Karina Milei, mencionada em uma gravação como beneficiária de um esquema de desvios em compras governamentais.
O Ministério Público argentino investiga o caso, que está sob sigilo judicial.
Fonte por: CNN Brasil
