Deputados votam em Proposta de Emenda à Lei que adia pagamento de precatórios

Foi aprovado em turno único por 404 votos a 67 e, em seguida, por 367 a 97. Prossegue para apreciação no Senado.

16/07/2025 1:47

1 min de leitura

Deputados votam em Proposta de Emenda à Lei que adia pagamento de precatórios
(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (15.jul.2025) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 66 de 2023, que institui um limite para o pagamento de precatórios — dívidas do Executivo em que não cabe mais recurso — de Estados e municípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro turno, contabilizaram-se 404 votos favoráveis e 67 contrários. A proposta necessitava de 308 votos a favor para ser aprovada. Apenas os partidos PSTO, Rede e Novo manifestaram voto contra. A proposta agora tramita no Senado.

Leia também:

O relator do projeto, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), incorporou um dispositivo que elimina as despesas com precatórios da meta fiscal de 2026. O parlamentar defende que a ação é de caráter temporário.

A partir de 2027, a União iniciará a inclusão gradual, em pelo menos 10% ao ano, das despesas na meta de resultado primário definida pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O Poder360 apurou que há acordo para que a proposta seja votada sem qualquer modificação no Senado ao retornar à Câmara Alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nossa proposta prevê a incorporação gradual, de forma escalonada, ao longo dos próximos anos, das despesas com precatórios e RPVs (Requisição de Pequeno Valor) na meta de resultado fiscal. Essa abordagem permite uma transição responsável: no curto prazo, evita-se uma compressão abrupta do espaço fiscal, que comprometeria a alocação de recursos a políticas públicas prioritárias; no médio prazo, fortalece-se o papel da meta fiscal como principal instrumento de disciplina e sustentabilidade fiscal.

Veja como votou cada deputado na PEC que retarda o pagamento dos precatórios (clique para ordenar por nome, partido, UF (Unidade Federativa) e voto; para abrir em outra aba, clique aqui):

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.