Deputados discutem o processo de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

A audiência está agendada para o dia 2 de setembro; os ministros da Primeira Turma julgarão se há condenação ou absolvição do ex-presidente e outros set…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Sostenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, discutiram na sexta-feira (15), no CNN Arena, o processo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete acusados em relação a uma suposta tentativa de golpe de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, agendou o início do julgamento para o dia 2 de setembro. A turma também realizará sessões extraordinárias nos dias 3, 9, 10 e 12 de setembro para analisar o caso.

LEIA TAMBÉM!

Rogério Correia declarou que, no julgamento de Bolsonaro, o STF finalmente analisará o caso, um processo que, na sua visão, teve início nos atos de 8 de janeiro de 2023, com a invasão e depredação dos edifícios dos Três Poderes como uma “tentativa de golpe”.

O parlamentar manifestou ainda otimismo quanto à possibilidade de uma condenação de Bolsonaro e dos demais acusados, integrantes do que ele descreveu como o “núcleo duro” do governo do ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resposta, o líder do PL na Câmara, Sostenes Cavalcante, aliado do ex-presidente, criticou o processo ao qual Bolsonaro respondeu. Ele afirmou que a ação, embora pareça estar dentro da legalidade, é marcada por “vícios jurídicos” e “nulidades”. Citou, ainda, que os réus – exceto o deputado federal e ex-diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem (PL-RJ) – não possuem foro privilegiado e, por isso, deveriam ser julgados pela Justiça comum, de primeira instância, e não pela Suprema Corte.

Ademais, Sostenes declarou que o denominado “golpe” não se verificou e que o julgamento previsto para setembro possui caráter “muito mais político”, e não jurídico.

O defensor do ex-presidente expressou pesar diante da expectativa de uma possível condenação pelo Supremo, considerando o processo como uma “perseguição” e assegurando que o país “reagirá”.

Correia afirmou que o julgamento, com conclusão prevista para 12 de setembro, uma sexta-feira, deve comemorar a “festa da democracia”, com a condenação à prisão dos “principais responsáveis” pela suposta tentativa de golpe.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile