Deputados denunciam artistas por violação de direitos autorais
A declaração assinada por Kim Kataguiri, Guto Zacarias e Amanda Vettorazzo denuncia uma “apologia ao crime” e solicita a remoção de conteúdos das plataformas digitais.

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), o deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) e a vereadora Amanda Vettorazzo (União-SP) apresentaram uma representação, na segunda-feira (2), ao Ministério Público Federal (MPF) contra a veiculação de conteúdos musicais com apologia ao crime, incluindo aqueles produzidos pelos cantores MC Poze do Rodo e Oruam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A solicitação requer que as plataformas digitais, como Spotify, Deezer e YouTube , retirem esse tipo de conteúdo.
Os parlamentares também planejam expandir a investigação para outras plataformas, visando evitar a propagação de músicas que violem a ordem jurídica e o bem-estar social.
Leia também:

Petista rebate atitude de governador em manifestação sobre impunidade

Tarcísio acusa Hugo Motta de irregularidades na Avenida Paulista

Tarcísio afirmou que não se pode admitir uma sentença sem evidências
Os políticos solicitaram que o MPF investigasse a responsabilidade dos artistas, das plataformas e de outros envolvidos na veiculação de conteúdos que promovam o crime. Eles também solicitaram que o órgão:
Os autores da ação argumentam que a produção de músicas ligadas a facções configura crime, conforme o Código Penal, que pune a apologia pública de fato criminoso ou de autor de crime, com pena de detenção de três a seis meses, além de multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A jurisprudência brasileira também reconhece que o crime de apologia ao crime, previsto no artigo 287 do Código Penal, é um crime de perigo abstrato. Isso significa que não é necessário que a apologia resulte efetivamente na prática de um crime para que seja configurada a infração penal. A simples exaltação pública de fato criminoso ou de seu autor já é suficiente para a caracterização do delito, independentemente de sua efetiva influência sobre terceiros.
A CNN procura MC Poze do Rodo e Oruam. O contato permanece aberto.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.