Deputados comentam detenção de Zambelli na Itália
Deputada federal foi sentenciada a 10 anos de reclusão por invasão de sistema do Conselho Nacional de Justiça.

Deputados comentaram na terça-feira (29) o arresto da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zambelli foi adicionada à lista de procurados da Interpol em 5 de junho.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e pela PF (Polícia Federal). Segundo a defesa, a parlamentar se rendeu às autoridades italianas.
Leia também:

Os eleitores brasileiros são definidos, da esquerda para a direita, conforme nova pesquisa

Moro afirma que projeto legislativo agiu com conotação de má-fé ao questionar urnas eletrônicas somente no segundo turno das eleições

AtlasIntel: Helder Barbalho tem 67% de aprovação, 27,1% de desaprovação
Zambelli recebeu sentença de dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, em 2023.
Observe as declarações de políticos brasileiros sobre a prisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Governamentais
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Líder do PT na Câmara afirmou que foi um “dia importante”.
Farias escreveu: “Zambelli presa. Já já é o Jair. Cuidado, Eduardo! Todos os que tramaram golpe contra a democracia terão um só e único destino. Não tem chantagem alguma que vá mudar isso. Grande dia.”
Zambelli presa. Já, já é o Jair. Cuidado, Eduardo! Todos os que tramaram golpe contra a democracia terão um só e único destino. Não há chantagem alguma que vá mudar isso. Ótimo dia.
Lindbergh Farias (@lindberghfarias) 29 de julho de 2025
Guilherme Boulos
Deputado federal publicou a frase “Carla Zambelli é presa na Itália”: com um vídeo de um homem soltando fogos de artifício.
Carla Zambelli é presa na Itália: pic.twitter.com/s6BQV0MZDE
Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) – 29 de julho de 2025
Rogério Correia (PT-MG)
Deputado publicou a informação com uma imagem de Zambelli em 2022, mostrando-a com uma arma no braço durante as eleições. “Que pena!” escreveu.
ZAMBELLI FIXADO NA ITÁLIA
Carla Zambelli foi presa na Itália, conforme informações da polícia italiana e do Ministério da Justiça brasileiro. Que pena!
Rogério Correia (@RogerioCorreia_) 29 de julho de 2025
Oposição
O presidente do PL na Câmara, SÓstenes Cavalcante (PL-RJ), divulgou um vídeo em que a deputada se apresentou voluntariamente às autoridades policiais na Itália “para iniciar seu pedido de asilo político, bem como de não-extradição”.
Ela realizou essa apresentação hoje e agora prosseguem os trâmites comuns do judiciário italiano.
Desejamos, do Brasil, toda a nossa solidariedade à nossa querida deputada Carla Zambelli e expressamos que sempre estaremos ao seu lado contra a perseguição que ela vem enfrentando do judiciário brasileiro.
Publicado por Maria Clara Matos e Helena Prestes; matéria em atualização
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.