Deputados americanos classificam Bolsonaro como golpista e solicitam a Trump o fim da alta carga tributária
A interferência no Brasil prejudicou as relações e afetou as famílias americanas, segundo depoimentos de congressistas.

Três deputados norte-americanos do Partido Democrata publicaram uma carta na qual pedem que o presidente Donald Trump retire as sanções impostas ao Brasil. Eles também manifestaram apoio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas pela tentativa de golpe de Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os congressistas Gregory W. Meeks, Joaquin Castro e Sydney Kamlager-Dove assinam o documento.
A atitude de Trump em promover uma guerra comercial para defender seu aliado e colega de governo não apenas deteriorou as relações entre os Estados Unidos e o Brasil, mas também afetou as famílias americanas, devido, na prática, a impostos elevados de 50% sobre a importação de diversos produtos brasileiros.
Leia também:

Assista ao Nintendo Direct: confira os anúncios e trailers do evento

Eurasia afirma que a condenação do ex-presidente Bolsonaro intensifica as polarizações políticas no Brasil

Hulk expressa tristeza pela derrota para o Cruzeiro e declara intenção de buscar a vitória
Leia a carta:
O Poder Judiciário brasileiro encerrou o processo criminal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o considerando culpado de planejar um golpe para anular os resultados das eleições presidenciais de 2022, e os Estados Unidos devem apoiar o povo brasileiro durante a superação dessa ameaça à sua democracia. Esse caminho, contudo, foi prejudicado pelos esforços do governo Trump para interferir nas instituições democráticas brasileiras, impondo uma tarifa ilegal de 50% ao País para manipular esse processo judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão de Trump de iniciar uma guerra comercial em defesa de seu colega golpista não apenas prejudicou as relações EUA-Brasil, mas também afetou as famílias americanas, devido, na prática, aos impostos. Os interesses econômicos e de segurança nacional dos Estados Unidos sofreram consequências negativas, visto que o Brasil aumentou significativamente suas exportações para a China em detrimento dos Estados Unidos.
Solicitamos a Trump que cesse seus esforços para desestabilizar a democracia brasileira e interrompa essas tarifas injustas que afetam a economia dos Estados Unidos. Assim, poderemos trabalhar para restabelecer esta relação fundamental.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.