Deputado solicita à MP investigar se Tarcísio agiu para facilitar a fuga de Bolsonaro
Emídio de Souza requer investigação de improbidade administrativa e ameaça à soberania nacional; representação também foi encaminhada à Procuradoria-Ger…

O deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) protocolou, na sexta-feira (11), representação à PGR (Procuradoria-Geral da República) e ao MP-SP (Ministério Público de São Paulo) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em razão de supostas ações para favorecer a fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar declara no documento que a atuação de Tarcísio exige “aprovação cuidadosa e urgente” do Ministério Público e solicita a investigação de possível prática de improbidade administrativa, ilícitos penais e violação à soberania nacional por parte do governador.
A CNN, Tarcísio, negou ter consultado ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para obter autorização para que Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos com o objetivo de negociar diretamente com o presidente Donald Trump a suspensão da sobretaxa incidente sobre produtos brasileiros.
Leia também:

Bahia e Atlético-MG: provações e locais para acompanhar o jogo do Campeonato Brasileiro

Aos 91 anos, Giorgio Armani afirma que retornará aos desfiles em setembro

Líder mexicano acredita em acordo após declarações de tarifas de Trump
No sábado (12), Tarcísio reiterou sua negativa em relação a ter participado de ações com ministros da Corte. “Assinei alguma petição? Não. É bobagem”, afirmou o governador após sua agenda no município de Cerquilho (SP). Ele ressaltou a necessidade de “união de esforços” nas negociações contra o tarifário anunciado pelos Estados Unidos.
Emídio relata que o governador tentou manter contato telefônico informal com ministros do STF para solicitar a autorização de viagem de Bolsonaro, que possui o passaporte apreendido desde fevereiro de 2024, após operação da Polícia Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A conduta em questão, na visão do parlamentar, pode configurar irregularidades administrativas; tráfico de influência; favorecimento; a usurpação do poder de competência da União para gerir relações exteriores; comportamento incompatível com o pacto federativo e atentado à soberania nacional.
O ofício de Emídio foi encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e ao procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio Costa.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou, na sexta-feira, representação junto à PGR para que o governador seja investigado por uma suposta tentativa de facilitar a fuga de Bolsonaro.
Publicado por Douglas Porto
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.