Deputado solicita à MP investigar se Tarcísio agiu para facilitar a fuga de Bolsonaro

Emídio de Souza requer investigação de improbidade administrativa e ameaça à soberania nacional; representação também foi encaminhada à Procuradoria-Ger…

12/07/2025 18:15

2 min de leitura

Deputado solicita à MP investigar se Tarcísio agiu para facilitar a fuga de Bolsonaro
(Imagem de reprodução da internet).

O deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) protocolou, na sexta-feira (11), representação à PGR (Procuradoria-Geral da República) e ao MP-SP (Ministério Público de São Paulo) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em razão de supostas ações para favorecer a fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parlamentar declara no documento que a atuação de Tarcísio exige “aprovação cuidadosa e urgente” do Ministério Público e solicita a investigação de possível prática de improbidade administrativa, ilícitos penais e violação à soberania nacional por parte do governador.

A CNN, Tarcísio, negou ter consultado ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para obter autorização para que Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos com o objetivo de negociar diretamente com o presidente Donald Trump a suspensão da sobretaxa incidente sobre produtos brasileiros.

Leia também:

No sábado (12), Tarcísio reiterou sua negativa em relação a ter participado de ações com ministros da Corte. “Assinei alguma petição? Não. É bobagem”, afirmou o governador após sua agenda no município de Cerquilho (SP). Ele ressaltou a necessidade de “união de esforços” nas negociações contra o tarifário anunciado pelos Estados Unidos.

Emídio relata que o governador tentou manter contato telefônico informal com ministros do STF para solicitar a autorização de viagem de Bolsonaro, que possui o passaporte apreendido desde fevereiro de 2024, após operação da Polícia Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conduta em questão, na visão do parlamentar, pode configurar irregularidades administrativas; tráfico de influência; favorecimento; a usurpação do poder de competência da União para gerir relações exteriores; comportamento incompatível com o pacto federativo e atentado à soberania nacional.

O ofício de Emídio foi encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e ao procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio Costa.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou, na sexta-feira, representação junto à PGR para que o governador seja investigado por uma suposta tentativa de facilitar a fuga de Bolsonaro.

Publicado por Douglas Porto

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.