Deputado propõe projeto de lei para compensar setores impactados pelo aumento tarifário
A disposição também se aplicaria a medidas análogas implementadas por outros países ou agrupamentos econômicos.

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), vice-líder do governo na Câmara, protocolou uma proposta de lei com orientações de compensação econômica para segmentos impactados por medidas unilaterais implementadas por nações ou agrupamentos estrangeiros. A proposta é uma reação ao sistema de tarifas de Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Jerry, o propósito é salvaguardar a competitividade internacional das empresas brasileiras em circunstâncias como a presente. Embora vise a política protecionista de Trump, a lei, se aprovada, também seria aplicada em situações análogas, envolvendo outros atores do cenário internacional.
Não se pode admitir que decisões isoladas de outros países comprometam a produção e o trabalho no Brasil sem qualquer reação do governo. Defender nossa autonomia econômica também implica em assegurar os segmentos produtivos nacionais contra tarifas abusivas”, afirmou Jerry.
Leia também:

O Grande Debate: Magniski ajuda ou prejudica Bolsonaro em julgamento?

Pesquisa Datafolha aponta que governo Lula tem 40% de reprovação e 29% de aprovação

Michelle Bolsonaro: “Inaceitável” o caso de tio preso por pornografia infantil
A proposta visa dar prioridade ao suporte a agricultores familiares, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Adicionalmente, exclui-se o direcionamento de recursos a empresas financiadas por representantes dos países responsáveis pelas medidas unilaterais.
As últimas do tarifário
Nos últimos dias, o cenário se mostrou menos desfavorável à economia brasileira. Além de anunciar um recuo, com quase 700 exceções nas tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros importados pelos EUA, Trump indicou que poderá falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dando abertura para negociações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o anúncio de recuo de Trump, na quinta-feira 31, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o governo trabalharia para ajustar um plano de contingência e assegurar apoio aos setores ainda impactados.
Em entrevista ao programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o Brasil continuará no diálogo com os EUA em busca de novos avanços.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)