A CPMI do INSS elegeu o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) como vice-presidente do colegiado nesta terça-feira (26).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A votação foi simbólica — sem registro de votos individuais dos parlamentares — após acordo firmado com a base governista e a oposição.
“Precisamos, nesta CPI, de deixar a ideologia de um lado e focar nas pessoas”, declarou o deputado na reunião.
LEIA TAMBÉM!
Na semana passada, além de Duarte Jr., também demonstraram interesse na vaga os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Coronel Fernanda (PL-MT).
Os parlamentares governistas estiveram presentes em grande número na reunião de terça-feira. A participação faz parte da estratégia do grupo para evitar novas instabilidades no plenário, após as eleições da semana passada, consideradas uma vitória da oposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na instalação da CPMI, a oposição escolheu o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente, em desacordo com o acordo que previa a indicação de Omar Aziz (PSD-AM). O relator indicado também foi substituído, sendo escolhido Alfredo Gaspar (União-AL).
Criada com apoio da oposição, a CPMI tem como objetivo investigar o esquema bilionário de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. O caso veio à tona em abril, após operação da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria-Geral da União).
As entidades responsáveis pelos descontos teriam cobrado um valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período compreendido entre 2019 e 2024.
Fonte por: CNN Brasil