Deputado do PT solicita a anulação da presença de bolsonaristas no plenário da Câmara

João Daniel (SE) defende que o motim excede os “limites constitucionais do direito de obstrução parlamentar”.

06/08/2025 13:38

1 min de leitura

Deputado do PT solicita a anulação da presença de bolsonaristas no plenário da Câmara
(Imagem de reprodução da internet).

O deputado federal João Daniel (PT-SE) solicitou ao Conselho de Ética a cassação dos mandatos de parlamentares bolsonaristas que ocuparam o plenário da Câmara na terça-feira, em manifestação contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O confronto impediu a condução de uma sessão que retomaria as atividades legislativas após o recesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista argumenta que os aliados de Bolsonaro mancharam o decoro ao ocupar a Mesa Diretora. A ação, segundo João Daniel, excede os limites constitucionais e regimentais do direito de obstrução parlamentar, além de configurar uma ofensa direta aos trabalhos no Congresso Nacional. Assim, punir os bolsonaristas representaria uma demonstração de que atos de coerção institucional e desrespeito às regras do jogo democrático não seriam tolerados.

A democracia brasileira não pode coexistir com atos de violência, coerção institucional e desrespeito às regras do jogo democrático. O Poder Legislativo, como Casa do povo, deve ser exemplo de civilidade, respeito às instituições e observância das normas constitucionais e regimentais. O deputado petista também pede a suspensão dos mandatos de onze colegas envolvidos no motim, com base no Regimento Interno da Câmara, como ocorreu com Gilvan da Federal (PL-ES).

Leia também:

Estão sob o foco do pedido Sostenes Cavalcante (RJ), Carlos Jordy (RJ), Caroline De Toni (SC), Nikolas Ferreira (MG), Tenente-coronel Zucco (RS), Bia Kicis (DF), Allan García (TO), Pastor Marco Feliciano (SP), Domingos Savio (MG), Zé Trovão (PR), todos do PL, e Marcel van Hattem (Novo-RS).

A presença no plenário da Câmara também é uma maneira de obrigar a votação do projeto que anistia os golpistas do 8 de Janeiro, permitindo a libertação de Bolsonaro do processo judicial pela tentativa de golpe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)