O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) protocolou, nesta quarta-feira (3), no STF (Supremo Tribunal Federal) uma representação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar declarou que o governador do estado de São Paulo estaria cometendo crimes de obstrução à justiça ao se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para debater o projeto de lei que propõe anistia para os condenados do 8 de janeiro.
O documento foi direcionado ao ministro Alexandre de Moraes. Conforme apurado pela CNN, Hugo e o governador se encontraram hoje na capital federal para discutir o assunto.
LEIA TAMBÉM!
Falcão complementa que o encontro ocorre no início da ação penal 2668, que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
O governador Tarcísio de Freitas se deslocou a Brasília para articular com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e lideranças do Parlamento, buscando uma interferência direta no exercício do Poder Judiciário, sob o argumento de tramitação de um projeto de anistia destinado a beneficiar Jair Bolsonaro e outros réus da trama golpista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governador tenta aprovar uma anistia durante o andamento de um processo judicial, buscando evitar a continuidade da perseguição penal e a sua extinção.
A ocorrência da reunião no curso do processo criminal não seria um caso isolado, mas sim uma tentativa explícita de influenciar o resultado, declara o deputado.
A CNN solicitou posicionamento no Palácio dos Bandeirantes e está à disposição para receber o retorno.
O petista responsável pela ação solicita que haja uma apuração sobre a origem dos recursos para a viagem de Tarcísio a Brasília, além de medidas cautelares pessoais, como:
Fonte por: CNN Brasil