Um deputado democrata nos Estados Unidos apresentará uma proposta no Congresso para anular a taxação divulgada pelo presidente Donald Trump sobre a importação de café.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado Ro Khanna publicou no X (antigo Twitter): “Proporei um projeto de lei bipartidário para anular os impostos sobre o café”.
Apresentarei uma proposta de lei bipartidária para revogar tarifas sobre café. Produzimos menos de 1%, e essas tarifas sobre o Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia representam um imposto de 15 a 20% sobre os americanos no início do dia. Qualquer pessoa que tenha uma xícara de café sempre à mão detesta esse imposto!
LEIA TAMBÉM!
Ro Khanna (@RoKhanna) 14 de agosto de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós produzimos menos de 1%, e essas tarifas sobre o Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia representam um imposto de 15% a 20% sobre os americanos no início do dia”, acrescentou o congressista da Califórnia.
“Qualquer pessoa que tenha uma xícara de café sempre detesta esse imposto”, concluiu Khanna.
Em retaliação ao comentário de um usuário do X, o deputado afirmou: “Se a Festa do Chá de Boston foi uma disputa por um tributo sobre o chá indiano, nosso movimento pode se opor a um imposto sobre o café brasileiro!”.
O mercado de café brasileiro sofreu grande impacto devido à política tarifária de Trump. O Brasil lidera as exportações do grão para os Estados Unidos, respondendo por cerca de 35% do consumo de café no país.
Segundo informações da CNN, o governo Lula prioriza o café nas negociações para aumentar o número de isenções sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, já admitiu que produtos como café e cacau podem ser incluídos em uma possível rodada de isenções.
Fonte por: CNN Brasil