Deputado americano do Partido Democrata deve apresentar proposta de anulação de tarifas sobre café
Deputado informou, por meio de plataformas digitais, que proporá projeto de lei com apoio de diferentes partidos políticos e ressaltou que o Brasil é re…
Um deputado democrata nos Estados Unidos apresentará uma proposta no Congresso para anular a taxação divulgada pelo presidente Donald Trump sobre a importação de café.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado Ro Khanna publicou no X (antigo Twitter): “Proporei um projeto de lei bipartidário para anular os impostos sobre o café”.
Apresentarei uma proposta de lei bipartidária para revogar tarifas sobre café. Produzimos menos de 1%, e essas tarifas sobre o Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia representam um imposto de 15 a 20% sobre os americanos no início do dia. Qualquer pessoa que tenha uma xícara de café sempre à mão detesta esse imposto!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ro Khanna (@RoKhanna) 14 de agosto de 2025
Leia também:
Donald Trump anuncia reforma luxuosa do banheiro do Quarto de Lincoln na Casa Branca
Trump solicita ação militar rápida dos EUA na Nigéria em resposta a matança de cristãos
Incêndio em loja de Hermosillo no México deixa 23 mortos e provoca investigação das causas
“Nós produzimos menos de 1%, e essas tarifas sobre o Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia representam um imposto de 15% a 20% sobre os americanos no início do dia”, acrescentou o congressista da Califórnia.
“Qualquer pessoa que tenha uma xícara de café sempre detesta esse imposto”, concluiu Khanna.
Em retaliação ao comentário de um usuário do X, o deputado afirmou: “Se a Festa do Chá de Boston foi uma disputa por um tributo sobre o chá indiano, nosso movimento pode se opor a um imposto sobre o café brasileiro!”.
O mercado de café brasileiro sofreu grande impacto devido à política tarifária de Trump. O Brasil lidera as exportações do grão para os Estados Unidos, respondendo por cerca de 35% do consumo de café no país.
Segundo informações da CNN, o governo Lula prioriza o café nas negociações para aumentar o número de isenções sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, já admitiu que produtos como café e cacau podem ser incluídos em uma possível rodada de isenções.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












