Deputada propõe homenagem a parlamentar italiano que revelou informações sobre Zambelli

Duda Salabert (PDT-MG) apresentou o requerimento nesta terça-feira, 29, à Comissão de Segurança Pública da Câmara.

29/07/2025 21:35

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) apresentou na terça-feira, 29, à Comissão de Segurança Pública da Câmara, o requerimento para uma moção de louvor ao deputado italiano Angelo Bonelli, que foi considerado responsável por informar à polícia italiana a localização da deputada brasileira Carla Zambelli (PL-SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A deputada de extrema-direita brasileira foi detida na terça-feira pelas autoridades italianas. Ela recebeu uma sentença de 10 anos de prisão devido ao seu envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça.

Salabert justifica que Bonelli cobrou publicamente as autoridades italianas sobre a localização de Zambelli. “Essa atitude de coleta e envio de informações estratégicas à polícia local, demonstrou seu compromisso com a cooperação internacional para a cooptação da impunidade e reforçou o vínculo institucional entre democracias”.

Leia também:

Em junho, Angelo Bonelli protocolou uma interpelação formal aos ministros das Relações Exteriores, da Justiça e do Interior da Itália, solicitando uma posição do governo em relação a Zambelli. O documento pedia esclarecimentos sobre uma possível colaboração com o Brasil no caso, para assegurar o cumprimento da Lei nº 144/1991 – que rege o tratado de extradição entre os dois países.

Na semana passada, o deputado questionou em pronunciamento no Parlamento a permanência da deputada na Itália. “O governo permanece em silêncio sobre o caso Zambelli. Por que uma pessoa procurada e condenada no Brasil pode viver pacificamente na Itália sem ser presa?”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O italiano tem 62 anos e faz parte da liderança da Aliança Verde-Esquerda, uma coligação que se opõe ao governo da primeira-ministra Giorgia Meloni. Bonelli foi eleito em 2022 pelo distrito de Imola, na Emilia-Romagna, e é secretário da Comissão de Meio Ambiente.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)