Deputada federal (Novo-SP) propõe Código de Ética para STF! PEC busca garantir conduta e transparência nos ministros do Supremo. Aguarda 171 assinaturas para tramitação na Câmara
A deputada federal (Novo-SP) deu entrada em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa estabelecer um Código de Conduta e de Integridade para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa, formalizada em 3 de novembro, busca garantir padrões de comportamento e transparência dentro do tribunal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a PEC aguarda o apoio de pelo menos 171 assinaturas dos deputados para iniciar o processo de tramitação na Câmara dos Deputados. O documento completo da proposta pode ser acessado em formato PDF (101 kB). A iniciativa ganhou força recentemente, impulsionada por sugestões do presidente do Supremo, Edson Fachin.
O texto da PEC foca em aspectos como a imparcialidade dos ministros, com o objetivo de proteger a reputação institucional do STF e, consequentemente, a confiança da sociedade no tribunal. A proposta representa um esforço para fortalecer os mecanismos de controle e responsabilidade dentro da estrutura do Judiciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O partido Novo está organizando um esforço concentrado para mobilizar apoio à PEC antes do término do ano legislativo, previsto para 23 de dezembro. Caso o número mínimo de assinaturas seja alcançado, a PEC seguirá para análise na Câmara, inicialmente em comissão especial, e, em caso de aprovação, para votação no plenário da Câmara.
Para que a PEC se torne lei, ainda será necessário obter a aprovação do Senado Federal. O processo legislativo envolve diversas etapas e a colaboração de diferentes instituições para garantir a efetividade da proposta.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.