Depoimentos sobre fraudes do Banco Master começam na próxima semana
A Polícia Federal (PF) iniciará na próxima segunda-feira, dia 26, a coleta de depoimentos relacionados ao inquérito que investiga as fraudes do Banco Master. As datas foram definidas pelo ministro Dias Toffoli. Ao todo, oito executivos prestarão depoimento, sendo que alguns comparecerão presencialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto outros participarão por videoconferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os convocados estão sócios do Banco Master, executivos do Banco de Brasília (BRB) e um diretor de uma empresa envolvida no esquema. As oitivas ocorrerão até a terça-feira, dia 27.
Quem deve depor ao STF
Os depoimentos serão realizados em apenas dois dias, após Toffoli ter reduzido o prazo solicitado pela PF, o que gerou um novo atrito na relação entre o ministro e a corporação. O ministro expressou desconfiança em relação à atuação da PF na investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A perícia do material apreendido na última fase da Operação Compliance Zero está sob a supervisão de quatro peritos designados por Toffoli, que foram escolhidos de forma independente, sem sugestões da PF. A investigação da Polícia Federal deverá apresentar um relatório com as provas e os nomes indiciados em até 60 dias, a menos que haja pedido de adiamento.
Conforme informações da CNN, Toffoli já considera a possibilidade de enviar a investigação do Banco Master para a primeira instância, onde o caso estava tramitando até o final do ano passado. O processo chegou ao STF devido ao suposto envolvimento de um deputado nas fraudes, que possui foro privilegiado.
LEIA TAMBÉM!
Desde dezembro, as decisões do ministro têm causado desconforto na Polícia Federal, que discute internamente formas de preservar a imagem da Corte.
- 26 de janeiro
- Dário Oswaldo Garcia Junior, diretor financeiro do BRB – videoconferência
- André Felipe de Oliveira Seixas Maia, diretor de uma empresa investigada – videoconferência
- Henrique Souza e Silva Peretto, empresário – videoconferência
- Alberto Felix de Oliveira, superintendente-executivo de tesouraria do Banco Master – videoconferência
- Robério Cesar Bonfim Mangueira, superintendente de operações financeiras do BRB – presencial
- Luiz Antonio Bull, diretor de riscos, compliance, RH e tecnologia do Banco Master – presencial
- Angelo Antonio Ribeiro da Silva, sócio do Banco Master – videoconferência
- Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Master – presencial
