Depoimento de Galípolo na Câmara sobre a negociação Master-BRB

O governador do Banco Central será ouvido por deputados na Comissão de Finanças e Tributação.

09/07/2025 10:07

1 min de leitura

Depoimento de Galípolo na Câmara sobre a negociação Master-BRB
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, participará nesta 4ª feira (9.jul.2025), a partir das 10h, de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Um dos temas a serem debatidos pelo colegiado é a possibilidade de avaliação da autoridade monetária para a aquisição de parte do Banco Master pelo BRB (Banco de Brasília).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comissão já havia aprovado um convite ao Galípolo para discutir uma questão mais abrangente, relacionada à atuação do Banco Central em relação à economia, solicitado pelos deputados Florentino Neto (PT-PI) e Laura Carneiro (PSD-RJ). Contudo, o deputado Pauderney Avelino (União Brasil-AM) propôs que o foco fosse na compra do banco.

Formulário de cadastro

Leia também:

Acompanhe ao vivo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado mencionou em seu pedido uma reportagem da coluna do jornalista Lauro Jardim, publicada no jornal O Globo, que indicava que o Banco Central autorizaria a aquisição de 58% do capital total e 49% das ações do Master pelo BRB.

O parlamentar afirmou no documento que se trata de um banco público adquirindo uma parcela significativa de uma instituição financeira privada que vinha enfrentando incertezas em seu modelo de negócios e imagem.

Segundo Avelino, é necessário que o BC “aja com a prudência e o rigor técnico necessários”. No texto, o congressista disse ainda que o Banco Central “tem que olhar para essa questão do risco moral por conta do uso inadequado do FGC [Fundo Garantidor de Créditos] e também para o risco sistêmico que esse tipo de operação pode acarretar, uma vez que os problemas do Master podem alcançar dezenas de bilhões de reais”.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.