A possível renúncia do presidente do Federal Reserve poderia provocar uma crise institucional nos Estados Unidos.
A remoção de Jerome Powell da liderança do Fed poderia provocar uma crise institucional nos Estados Unidos, gerando impactos relevantes nas taxas de juros, no mercado de ações e na moeda americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação é do economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, em meio às recentes declarações de Donald Trump sobre o tema.
Sanchez ressalta que uma possível saída de Powell causaria uma ruptura institucional no Banco Central dos Estados Unidos, historicamente considerado um órgão técnico.
Ao ser demitido, independentemente do motivo, isso causa um trauma na organização e, por consequência, introduz-se discricionariedade em um órgão que se considera técnico,
O economista indica que o cenário resultaria em um aumento nas taxas de juros, principalmente para prazos mais longos, em razão da inclusão de uma margem de segurança contra decisões discricionárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em decorrência disso, as condições financeiras se tornariam mais restritivas, pressionando a bolsa de valores e gerando uma desvalorização do dólar.
Quanto à taxa de juros americana, Trump defendeu que deveria ser de 1%, muito inferior aos atuais 4,25%-4,5%. Sanchez argumenta que uma redução tão drástica seria prejudicial: “Se a taxa de juro estivesse em um por cento, estaríamos observando um sobrestimulo da economia norte-americana, com uma inflação não controlada”.
O economista prevê que o Fed deverá manter as taxas de juros estáveis até o final do ano, podendo então iniciar um ciclo de relaxamento monetário.
Contudo, essa projeção depende da evolução dos dados econômicos e dos impactos da política tarifária norte-americana.
Revisado por João Nakamura, da CNN, em São Paulo
As três formas que o Banco Central possui para controlar o dólar
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.