Demanda por IA dispara: salários sobem 56% em funções especializadas

Salários em funções especializadas sobem 56% e impactam o mercado de trabalho.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Escassez de Talentos em IA: Um Obstáculo Global

A rápida expansão da inteligência artificial generativa tem exposto uma grave deficiência: a falta de profissionais qualificados. Uma pesquisa da Bain & Company revela que 44% dos líderes empresariais em países como Estados Unidos, Alemanha, Índia, Reino Unido e Austrália já enfrentam atrasos na adoção dessa tecnologia devido à carência de expertise interna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crescimento Exponencial da Demanda por IA

Desde 2019, a demanda por profissionais com habilidades em inteligência artificial tem crescido a uma taxa de 21% ao ano, conforme apontado pela consultoria. Essa tendência indica que a escassez de talentos deve persistir por pelo menos mais dois anos, com maior pressão sobre áreas técnicas como ciência e engenharia de dados, desenvolvimento de modelos de machine learning e, mais recentemente, a inteligência artificial generativa.

Situação Agravada no Brasil

No Brasil, a situação se agrava. Um levantamento da Bain & Company, com 5.2 mil profissionais do setor de tecnologia, aponta que 39% dos executivos relatam o mesmo problema para 2025, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Essa realidade demonstra a urgência em qualificar a mão de obra para atender à crescente demanda por IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialização como Diferencial

Em meio a essa escassez, a especialização emerge como um diferencial crucial no mercado de trabalho. Segundo Lucas Brossi, sócio da Bain e líder de IA na América do Sul, em entrevista para a Forbes, a falta de talentos ameaça a competitividade das empresas em um momento em que projetos de inteligência artificial se tornaram prioridade em todo o mundo. “Há uma grande oportunidade em estruturar esse treinamento para aumentar produtividade e retenção”, afirma Brossi.

Curso de IA: Uma Oportunidade de Inserção

A demanda por profissionais de IA já influencia estratégias de gestão de pessoas. Nos Estados Unidos, a Bain & Company projeta que a demanda deve superar 1,3 milhão de vagas nos próximos dois anos, enquanto a oferta de profissionais ficará abaixo de 645 mil. Para quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul oferecem um pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, com um investimento de R$37.

LEIA TAMBÉM!

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento, assinado pela Saint Paul e EXAME, para incluir no currículo. O curso aborda temas como contextualização sobre o cenário atual da IA, principais ferramentas e conceitos, estudos de caso de empresas referências e formas de atuação do especialista em IA, além de como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, clique aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile