Delegado Marcelo de Freitas chama atenção em vídeo com filho de Bolsonaro; ação do PT questiona Bolsonaro

Delegado Marcelo de Freitas aparece em vídeo de 2019 ao lado do filho de Bolsonaro e risco de cassação para Eduardo Bolsonaro.

26/09/2025 9:54

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Processo de Cassação de Eduardo Bolsonaro Relatado

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fábio Schiochet (União-PR), designou o Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG) como relator do processo contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), sob acusação de quebra de decoro parlamentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A designação ocorreu em meio a um processo instaurado por uma representação da bancada do PT, que busca a perda do mandato de Eduardo Bolsonaro, devido à sua atuação no exterior, onde permanece desde o início do ano.

Detalhes do Vídeo e Declarações de Eduardo Bolsonaro

O deputado Eduardo Bolsonaro, conhecido por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, já havia descrito o líder do governo como “amigo” em um vídeo publicado em 2019. Nesta gravação, ele enfatizou sua continuidade nas convicções eleitorais, buscando tranquilizar seus apoiadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Meus amigos de Minas Gerais, estamos aqui com o nosso amigo, deputado Eduardo Bolsonaro, apenas para dar tranquilidade aos nossos colegas, nossos amigos do PSL, e dizer que, haja o que acontecer, nós estamos com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Divergências existem, mas isso faz parte da caminhada”, declarou Eduardo Bolsonaro.

Posicionamento do Relator e Críticas

O Delegado Marcelo Freitas, responsável por conduzir o processo, tem se posicionado publicamente em defesa da anistia e do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Seu trabalho visa a análise da conduta de Eduardo Bolsonaro.

Leia também:

A bancada do PT alega que Eduardo Bolsonaro tem se dedicado a difamar instituições do Estado brasileiro, com especial ênfase contra o Supremo Tribunal Federal e seus ministros, justificando a necessidade de sua cassação.

Cronograma do Processo

O processo no Conselho de Ética pode durar até 40 dias, conforme informações da CNN Brasil, enquanto o relator analisa a acusação e coleta evidências para determinar se há ou não justificativa para a perda do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro.

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.