Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Defesas buscam no STF perícias e medidas investigatórias adicionais no caso do suposto golpe

Defesas buscam no STF perícias e medidas investigatórias adicionais no caso do suposto golpe

O prazo para apresentação dos pedidos expirou na segunda-feira (16); as solicitações são encaminhadas ao relator, Alexandre de Moraes, que tem autonomia para aprová-las ou não.

Por: Ana Carolina Braga

17/06/2025 13:05

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Após a fase de interrogatórios, as defesas dos réus do “núcleo crucial” da ação penal por tentativa de golpe de Estado apresentaram pedidos de novas diligências ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de processo. O prazo para a formulação dos pedidos terminou nesta segunda-feira (16). Tanto a acusação quanto as defesas podem solicitar novas investigações, perícias e acusações. Os pleitos são direcionados ao relator, que pode acolhê-los ou rejeitá-los. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, dispensou a realização de novas diligências. A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quer a anulação do acordo de colaboração com a Justiça do tenente-coronel Mauro Cid. Com base em mensagens obtidas pela revista Veja, a defesa do ex-presidente sustenta que Cid mentiu aos investigadores e violou o sigilo da delação, descumprindo os termos do acordo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o pedido de anulação não for atendido de imediato, a defesa do ex-presidente pede que a Meta, administradora do Instagram, seja instada pelo STF a prestar informações sobre o perfil @gabrielar702. Segundo a reportagem da revista Veja, Cid utilizou essa conta para violar o sigilo da investigação. Os advogados de Bolsonaro querem mais prazo para a formulação de outros pedidos de diligências. A defesa do ex-ministro Walter Braga Netto quer uma acareação com Mauro Cid para esclarecer contradições entre os depoimentos de ambos. Há versões contraditórias sobre encontro que ocorreu em novembro de 2022 na casa do general da reserva. Segundo o ex-ajudante de ordens, o plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa a execução de autoridades como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes, foi debatido durante a reunião. O general nega conhecimento sobre o esboço criminoso.

As versões de Braga Netto e Cid divergem sobre um episódio envolvendo um valor em dinheiro entregue pelo general ao tenente-coronel em uma caixa de vinho, conforme declarado pelo ex-ajudante de ordens. Os representantes de Braga Netto solicitam mais tempo para a análise das provas e a extensão do prazo para a apresentação de pedidos de diligências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A defesa de Cid solicita mais tempo para apresentar requerimentos de diligências. Os advogados do denunciado argumentam que o depoimento da testemunha Cinthia Queiroz dos Santos, subsecretária de Operações Integradas do Distrito Federal em janeiro de 2023, sugere que, conforme informações de inteligência do DF, não se previa que a manifestação de 8 de janeiro de 2023 ocorreria na Esplanada. Para a defesa de Cid, essa informação contrasta com a acusação de que o protesto violento era planejado pelos réus.

A defesa do ex-ministro Anderson Torres também solicitou esclarecimentos. Os advogados de Torres buscam uniformizar as versões do ex-ministro e as da testemunha Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército. O general afirma que Torres participou de reuniões em que foram discutidas medidas de exceção, enquanto o ex-ministro nega a alegação. Os defensores de Torres também solicitaram uma perícia na minuta apreendida com o ex-ministro. Segundo os advogados, a perícia poderia demonstrar que o material encontrado com Torres não está relacionado com os demais esboços com medidas de exceção que ensejam a acusação.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Justiça Italiana Decide Futuro de Carla Zambelli em Julgamento de Extradição nesta Quinta-feira

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Lindbergh Farias critica renúncia de Carla Zambelli e destaca manobra política fracassada

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Senador Alessandro Vieira se opõe ao PL da Dosimetria e pede rejeição total do projeto

A defesa de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, solicitou ao STF que encaminhe oficiamento à Força Aéreo-Naval para obter informações sobre a “Operação Formosa”, ocorrida em agosto de 2021. Na ocasião, veículos blindados realizaram um desfile na Esplanada dos Ministérios em paralelo à votação, no Congresso, de uma Proposta de Emenda Constitucional que propunha a adoção do voto impresso. O fato foi questionado por Moraes a Garnier durante o depoimento do almirante, que apontou uma “coincidência” entre o desfile e a pauta dos parlamentares.

Com informações do Estadão Contudo Publicado por Fernando Dias

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre de MoraesGolpe de EstadoJair BolsonaroMauro CidSupremo Tribunal Federal
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Política

Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Ferrari interrompe desenvolvimento do carro de 2025, afirma Leclerc: "Decisão óbvia"

18/12/2025 23:17 | 1 min de leitura

● Carolina Chamberlain celebra o nascimento de sua primeira filha, Estella, em momento emocionante!

18/12/2025 23:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!