Defesa de Jair Bolsonaro Solicita Visita de Ministro do TCU
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), permissão para que o ex-presidente receba a visita do ministro Jorge Antonio de Oliveira Francisco, do TCU (Tribunal de Contas da União). Atualmente, Bolsonaro encontra-se detido na Papudinha, uma área do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As visitas na Papudinha são permitidas, exceto para pessoas que não sejam a esposa e os filhos de Bolsonaro. Elas podem ocorrer tanto em áreas internas quanto externas, com horários ampliados. As visitas são agendadas para quartas e quintas-feiras, em três faixas de horário: das 8h às 10h, das 11h às 13h ou das 14h às 16h.
Histórico de Jorge Oliveira com Bolsonaro
A data do encontro entre Bolsonaro e Jorge Oliveira será determinada por Alexandre de Moraes. Oliveira é um amigo de longa data do ex-presidente, tendo trabalhado com a família por mais de 15 anos e sido indicado ao TCU por Bolsonaro. No tribunal, ele foi responsável por uma tese que isentou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de devolver um relógio Cartier, avaliado em R$ 60 mil, recebido de uma fabricante francesa durante seu primeiro mandato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse novo entendimento pode trazer benefícios para Bolsonaro em relação ao caso das joias sauditas. Jorge Oliveira também foi indicado por Bolsonaro, em 2020, para o cargo de ministro da Justiça, posição que ficou vaga após a saída de Sérgio Moro, que atualmente é ministro do STF.
No Congresso, Oliveira atuou como assessor jurídico de Jair Bolsonaro quando este era deputado federal e foi chefe de gabinete de Eduardo Bolsonaro.
LEIA TAMBÉM!
Em 1º de janeiro de 2019, Oliveira assumiu a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e, posteriormente, em 21 de junho de 2019, foi nomeado ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.
