O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou na quinta-feira (24.jul.2025) um decreto que estimula os governos locais a encaminharem pessoas em situação de rua para internações compulsórias de longa duração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um comunicado da Casa Branca, Trump pretende oferecer subsídios e realocar recursos para cidades que encaminhem indivíduos em situação de rua, que provoquem desordem pública, ou que apresentem doenças mentais graves ou dependência química, para centros de tratamento.
A medida visa fortalecer a segurança pública nas cidades, combatendo o consumo aberto de drogas ilícitas, assentamentos urbanos, mendicância e ocupações irregulares, além de monitorar a localização de criminosos sexuais.
LEIA TAMBÉM!
O decreto ainda concede ao Departamento de Justiça a possibilidade de revertê-los ou revogar dispositivos de consentimento que obstaculizem a internação de indivíduos em situação de rua considerados um risco para si e para o público.
A transferência de indivíduos em situação de rua para instituições, por meio do uso adequado da internação civil, restabelecerá a ordem pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um único ano da gestão anterior, o número de pessoas em situação de rua nos Estados Unidos atingiu 274.224, o maior registro já contabilizado.
A grande maioria dessas pessoas é viciada em drogas, tem algum problema de saúde mental ou ambos, diz o texto. O governo federal e os Estados gastaram dezenas de bilhões de dólares em programas fracassados que abordam a situação de rua, mas não suas causas profundas, deixando outros cidadãos vulneráveis a ameaças e segurança pública.
Fonte por: Poder 360