As representações diplomáticas em Brasília encontram-se na rota dos principais hospitais da capital. Leia no Poder360.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que impede Jair Bolsonaro de se aproximar em até 200 metros de embaixadas e consulados estrangeiros, restringe significativamente a mobilidade do ex-presidente, inclusive em hospitais da capital federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isto porque a capital federal é repleta de representações diplomáticas. Há hoje 132 locais desse tipo, segundo o governo local – sendo quase todos na área central.
Se for necessário se deslocar de sua residência (no bairro Jardim Botânico) até um hospital ou centro clínico, Bolsonaro deverá estabelecer um trajeto complexo para evitar o risco de ser preso por descumprir a determinação do Supremo. Em caso de emergência, esse cenário se torna mais difícil e o tempo, mais curto.
O Lago Sul, uma das áreas mais nobres de Brasília, está localizado próximo à residência do ex-presidente. Ali existem dois hospitais de grande relevância: o Daher e o Hospital Brasília. Todos ficam muito próximos de embaixadas (há dezenas nelas na região). Bolsonaro ou quem fosse o responsável por levá-lo teria de realizar uma manobra para evitar esses locais.
Nos últimos anos, o ex-presidente tem enfrentado uma série de problemas de saúde, muitos decorrentes da facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o incidente, Bolsonaro já realizou 10 cirurgias, das quais 7 estão diretamente ligadas ao ocorrido em Juiz de Fora (MG). A mais recente foi em abril deste ano, realizada no hospital DF Star, em Brasília. Ele permaneceu hospitalizado por 22 dias.
Bolsonaro costuma ser atendido no Hospital DF Star em casos mais sérios e está localizado na capital federal. Em 2025, houve pelo menos duas internações no hospital.
De acordo com o Google Maps, a distância entre a residência de Bolsonaro e o DF Star é de aproximadamente 20 minutos de carro, considerando desvios ocasionais por algumas embaixadas.
A situação para o ex-presidente se agrava se ele desejar visitar os hospitais localizados na região do Lago Sul, que são mais próximos de sua residência, conforme ilustrado no diagrama acima.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.