Decisão sobre visitas irregulares de Daniel Silveira atrai atenção de Moraes

O ministro do STF determinou que uma colônia agrícola fornecesse explicações.

29/08/2025 17:41

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a direção da Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos de Magé (RJ), explique uma possível infração das normas cometida pelo ex-deputado federal Daniel Silveira, que se encontra detido na unidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em despacho assinado nesta quinta-feira 28, Moraes citou informações recebidas por seu gabinete de que Silveira teria recebido visitas em dias e horários diferentes dos demais detentos — com autorização da Secretaria de Administração Penitenciária, mas sem comunicação prévia ao STF. Segundo o ministro, isso contraria uma decisão anterior que estabeleceu restrições à visitação.

O documento indica, por exemplo, que em 4 de junho o ex-deputado recebeu a visita do Major Elitusalem Gomes, vereador da capital, sem que tal encontro fosse devidamente registrado no livro da unidade prisional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também houve menções a visitas do tenente-coronel Guilherme Costa de Souza Moraes, secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, em 23 de junho, e do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), no dia seguinte.

O ministro Moraes ordenou que o diretor da unidade apresente explicações até 24 horas. Silveira foi condenado em 2022 a oito anos e nove meses de prisão, em regime inicial fechado, por incitação à violência contra ministros do STF e por conluio no curso do processo.

Leia também:

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.