O ministro do STF determinou o cumprimento de tornozeleira eletrônica e medidas cautelares por Jair Bolsonaro; parlamentares identificam um “alerta” dir…
A oposição no Congresso Nacional considera que a adoção de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode comprometer as negociações do tarifário anunciado pelos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou, em uma das decisões, a utilização de tornozeleira eletrônica pelo ex-chefe do Executivo. Para os apoiadores de Bolsonaro, a medida representou um sinal do presidente americano Donald Trump.
É difícil reverter as sanções do Trump ao povo brasileiro, que não tem culpa de nada, mas que está sendo automaticamente penalizado pelos desvios econômicos do governo Lula que não tem gestão nenhuma, responsabilidade nenhuma. E, por outro lado, vindo pela ditadura do Supremo Tribunal Federal, disse a líder da minoria, deputada Caroline De Toni (PL-SC) em vídeo divulgado.
Na avaliação da deputada, a decisão de Moraes é política. “É evidente que se trata de um recado a ser direcionado ao presidente Donald Trump, em uma tentativa de criminalizar, silenciar e intimidar a direita”, declarou em comunicado.
Para o líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), a decisão do STF prejudica a imagem do Brasil. “A operação ocorre no momento em que o Brasil já enfrenta uma crise diplomática e comercial com os Estados Unidos da América, agravando ainda mais a deterioração da imagem internacional do país”, declarou em vídeo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Donald Trump divulgou, na quinta-feira (17), carta na qual declarou que Bolsonaro é alvo de “ataques” por parte de um “sistema injusto”. Ele também solicitou a suspensão do processo judicial que visa Bolsonaro e outros acusados em relação a um suposto plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022.
“Expressei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto através de nossa política tarifária”, declarou Trump. Na semana passada, o presidente norte-americano anunciou um imposto de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
A Justiça determinou, hoje, as medidas cautelares contra Bolsonaro no âmbito da investigação que apura as ações do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Segundo investigações da Polícia Federal, Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teriam atuado, nos últimos meses, em conjunto com autoridades governamentais norte-americanas, buscando a imposição de sanções contra membros do Estado brasileiro.
Após a decisão de Moraes, Bolsonaro negou possuir intenções de deixar o Brasil. “Nunca pensei em sair do Brasil. Nunca pensei em ir para embaixada”, declarou. Ele também afirmou-se “humilhado”.
O ex-presidente manifestou surpresa e indignação com a imposição das medidas cautelares.
Os advogados de Bolsonaro manifestaram surpresa e indignação com a imposição de medidas cautelares severas, alegando que o ex-presidente sempre cumpriu as determinações do Poder Judiciário.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.