David Coote, ex-árbitro da Premier League, é condenado a pena de prisão suspensa por produzir imagem indecente de criança. Entenda os detalhes do caso!
O ex-árbitro da Premier League, David Coote, foi condenado nesta quinta-feira a uma pena de prisão suspensa após se declarar culpado por produzir imagem indecente de criança. Coote, de 43 anos, foi afastado no ano passado pela PGMOL, entidade que gerencia os árbitros do futebol inglês, após um vídeo em que fazia comentários depreciativos sobre o ex-treinador Jürgen Klopp viralizar nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse incidente desencadeou novas investigações, resultando na apreensão dos dispositivos eletrônicos de Coote pela polícia em fevereiro de 2025. O promotor Jeremy Janes, durante o julgamento no Tribunal da Coroa de Nottingham, revelou que Coote baixou, em janeiro de 2020, um vídeo de Categoria A, que mostrava um garoto de 15 anos em situação sexual, mas não há evidências de que ele tenha participado da produção do material.
Inicialmente, Coote se declarou inocente em setembro, mas alterou sua posição para culpado no mês seguinte. Sua advogada, Laura Jane Miller, destacou que ele enfrentava problemas de saúde mental e fazia uso de cocaína na época do crime, expressando que ele estava “profundamente envergonhado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O juiz Nirmal Shant comentou que “alguns podem dizer que ele provocou isso em si mesmo” e ressaltou a queda significativa na carreira de Coote.
O magistrado impôs uma pena de nove meses de prisão, suspensa por dois anos, além de determinar que Coote realize 150 horas de trabalho comunitário não remunerado.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.