Banqueiro Daniel Vorcaro é Detido pela Polícia Federal
O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, participou de uma audiência de custódia nesta terça-feira (18) e permanecerá detido, conforme decisão da Justiça Federal do Distrito Federal. Ele foi preso pela Polícia Federal na noite de segunda-feira (17), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, enquanto se preparava para embarcar em uma viagem internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Vorcaro, seu sócio, Augusto Lima, e mais cinco pessoas também foram detidas e passaram pela mesma audiência. Todos continuam presos por ordem judicial. As prisões fazem parte da Operação Compliance Zero, que envolve instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Mandados de Prisão e Busca
Durante a operação, os policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e dois mandados de prisão temporária, além de 25 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação aponta que os envolvidos teriam cometido crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa. A decisão judicial também inviabilizou a venda do Banco Master ao Grupo Fictor, que havia demonstrado interesse na aquisição menos de um dia antes da operação.
Início das Investigações
As investigações foram iniciadas no ano passado, a partir de um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que buscava apurar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por ativos sem a devida avaliação técnica.
LEIA TAMBÉM!
A CNN Brasil está tentando contato com a defesa dos envolvidos na reportagem.
