Dan Houser Explica o Fator Americano em GTA
Em uma conversa com Lex Fridman, Dan Houser, cofundador da Rockstar Games e principal roteirista da franquia, detalhou as razões por trás da persistência da série GTA nos Estados Unidos. Houser recordou o desenvolvimento de GTA: London, com seu pacote de missões lançado em 1999, descrevendo a experiência como “algo bem fofo e divertido”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, ele enfatizou que a equipe chegou à conclusão de que a cultura americana era intrinsecamente ligada à identidade da franquia, tornando difícil replicar o sucesso em outros locais.
Um dos pontos-chave para a narrativa de GTA é o porte de armas e a escala dos personagens, que refletem uma estética característica da vida americana. Houser argumentou que elementos como esses eram cruciais para a essência do jogo, que se propõe a ser um comentário sobre a sociedade americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jogo explora temas como política, mídia, consumismo, criminalidade e a mitificação da vida.
Houser acredita que a abordagem de GTA, com foco em elementos americanos, não funcionaria da mesma forma em outros lugares. A série se apresenta como uma crítica à cultura americana, utilizando a narrativa para examinar aspectos da sociedade, como o consumismo e a criminalidade.
LEIA TAMBÉM!
A escala e o estilo de vida dos personagens são elementos fundamentais para essa representação.
O desenvolvimento de GTA VI, com um investimento superior a US$ 1 bilhão, está previsto para o PlayStation 5 e Xbox Series, com lançamento marcado para 26 de maio de 2026. A série continua sendo um dos títulos mais aguardados da indústria de jogos.
