As ações do Czechoslovak Group disparam 32% em estreia na bolsa de Amsterdã, superando 30 bilhões de euros em capitalização. Descubra os detalhes!
As ações do Czechoslovak Group (CSG) tiveram um aumento de 32% em sua estreia na bolsa de Amsterdã nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2026. Com isso, a capitalização de mercado da empresa ultrapassou 30 bilhões de euros, após uma captação recorde no setor de defesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CSG, visando aproveitar o crescimento nos gastos militares, vendeu 30 milhões de novas ações e até 122 milhões de ações existentes, incluindo uma opção de lote suplementar. A oferta pública inicial foi precificada em 25 euros por ação, totalizando uma arrecadação de até 3,8 bilhões de euros.
Michal Strnad, proprietário da empresa, deve receber cerca de 3 bilhões de euros com a operação, considerando a opção de lote suplementar. O restante dos recursos será destinado à CSG. A oferta, que corresponde a até 15,2% da empresa, resultou em uma capitalização de mercado inicial de 25 bilhões de euros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Às 10h37 (horário de Brasília), as ações da CSG estavam cotadas a 31,99 euros, com um aumento de 27,96%. No início do pregão, os papéis chegaram a ser negociados a 33,00 euros.
Os investidores têm direcionado grandes quantias para o setor de defesa, especialmente após o aumento dos gastos por parte dos governos europeus em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. Neste ano, as ações do setor de defesa europeu alcançaram recordes históricos.
Strnad comentou à Reuters que uma das razões para a abertura de capital foi a intenção de utilizar as ações como moeda para futuras aquisições. Recentemente, a CSG adquiriu a Kinetic, uma das principais fabricantes de munições de pequeno porte nos EUA, por US$ 2,2 bilhões em 2024.
Atualmente, a CSG possui uma capitalização de mercado superior à da CEZ, a maior empresa de energia listada na bolsa checa. A CSG se destaca como uma das empresas de defesa que mais cresce globalmente, produzindo munições de diversos calibres, equipamentos pesados para uso terrestre e sistemas de radar, com a Ucrânia sendo um de seus principais clientes.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.