Cubo Itaú lança programa inovador para acelerar startups de descarbonização industrial
Iniciativa inovadora une deep techs, startups e grandes empresas para criar tecnologias sustentáveis de baixo carbono.
Cubo Itaú Lança Programa D4iD para Descarbonização da Indústria
O Cubo Itaú, hub de inovação e tecnologia do banco, apresentou o D4iD – Deep Techs for Industry Decarbonization. Este programa tem como foco o mapeamento e a aceleração de startups científicas e tecnológicas que oferecem soluções para a descarbonização da indústria.
Essa iniciativa é pioneira no Brasil, reunindo startups, empresas estabelecidas, investidores e especialistas para promover a aceleração e a escalabilidade de tecnologias que visam reduzir as emissões de carbono no setor industrial. O principal objetivo é facilitar a transição para uma economia de baixo carbono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estrutura do Programa D4iD
O D4iD é dividido em cinco fases. A primeira consiste no mapeamento e seleção de startups que se alinham aos desafios de descarbonização industrial. Na segunda fase, as empresas passam por um processo de imersão e pré-aceleração, onde desenvolvem propostas de projetos relacionados às áreas do programa.
Leia também:

Irã: Solo pode afundar 4 metros em 10 anos, alerta estudo

Jane Goodall, primatóloga, falece aos 91 anos após pioneirismo no estudo de primatas

Oceanos em crise: Ondas de calor e espécies invasoras alertam para riscos no mar
A terceira fase é dedicada à aceleração, focando na diminuição de riscos tecnológicos através de provas de conceito e produtos mínimos viáveis, adaptados ao estágio de cada startup. A quarta fase visa a internacionalização das soluções, incluindo um roadshow na Alemanha e a participação na Hannover Messe 2026, a maior feira de tecnologias industriais do mundo.
Por fim, a última fase assegura que as startups sejam posicionadas em eventos estratégicos, como o Encontro Econômico Brasil-Alemanha e a Semana do Clima 2026.
Focos e Parcerias do Programa
O programa abrange quatro áreas principais: Transições Energéticas, Infraestrutura de Baixo Carbono, Mobilidade e Logística de Baixa Emissão, e Agronegócio Regenerativo e Bioindustrial. A iniciativa é co-realizada com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e conta com a Emerge Brasil como parceira.
Jana Brito, especialista ESG do Cubo Itaú, destaca que as deep techs têm o potencial de transformar setores inteiros e gerar impactos significativos em desafios globais. Ela afirma que, com o D4iD, o Cubo se posiciona como uma plataforma de conexão entre ciência, mercado e sustentabilidade.
De acordo com Brito, o foco do programa é mitigar riscos tecnológicos, promover conexões internacionais e desenvolver soluções que contribuam para a descarbonização. As inscrições para participar do programa estão abertas até 17 de outubro pelo site da Emerge Brasil.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.